23 de abril: Dia de São Jorge

No dia 23 de abril comemora-se o Dia de São Jorge. Nesta data, os fiéis costumam comemorar fazendo orações e prestando homenagens ao santo,…

Entre as lendas sobre São Jorge, aparece a batalha do santo contra o dragão para salvar uma princesa.

No dia 23 de abril comemora-se o Dia de São Jorge. Nesta data, os fiéis costumam comemorar fazendo orações e prestando homenagens ao santo, considerado o mártir cristão. Há um grande número de brasileiros que se declaram devotos de São Jorge, principalmente os cariocas.

No Rio de Janeiro, o dia 23 de abril é considerado feriado estadual desde 2008, devido a grande quantidade de fieis de São Jorge no estado. O dia representa a data de falecimento do santo, por isso mobiliza várias celebrações e missas em louvor ao padroeiro extraoficial.

Segundo a tradição, São Jorge nasceu no ano de 275 e teve uma vida curta, morrendo com apenas 28 anos de idade. Considerado um dos santos mais queridos do catolicismo, ele se tornou padroeiro de vários lugares do mundo e costuma ser referenciado por outras crenças, como o candomblé.

A história de São Jorge

Pintura representando São Jorge.

São Jorge nasceu Capadócia, uma região que atualmente faz parte da Turquia. Na infância, mudou-se com a mãe para a Palestina depois de perder o pai numa batalha. Como sua família possuía bens, o menino foi muito bem educado. Na adolescência tornou-se um soldado e demonstrou grande habilidade com as armas.

Devido ao seu desempenho no exército, Jorge se tornou capitão do exército romano. Em pouco tempo na posição de soldado, ele ganhou o título de Conde de Capadócia, concedido pelo imperador. Com a morte da mãe, o jovem soldado herdou todas as riquezas.

O imperador Diocleciano promovia crueldade contra os fiéis do cristianismo e tinha planos de matá-los, o que despertou a indignação de Jorge. Em defesa dos cristãos, ele declamou em reunião que todos os romanos deveriam se converter a fé cristã. Em busca da sua salvação, ele distribuiu os bens que herdou aos pobres.

Como Jorge se mantinha fiel a Jesus Cristo, ele foi submetido a várias torturas pelo imperador. Apesar de todas as dores sofridas, o corajoso soldado reafirmava a sua fé e fez com que muitas pessoas se convertessem ao cristianismo, inclusive a esposa do imperador. Por fim Diocleciano mandou degolarem Jorge no dia 23 de abril de 303.

Jorge foi sepultado na cidade onde crescera a sua mãe e, algum tempo depois, o imperador cristão Constantino ordenou a construção de um oratório aberto aos fiéis.

Hoje, São Jorge é considerado o santo guerreiro e serve de inspiração para muitas lendas.

Hoje, São Jorge é considerado padroeiro de vários lugares do mundo.

Aproveite o dia 23 de abril para fazer uma oração a São Jorge.

 

Top