2 Via Antecedentes Criminais

Quer emitir a 2 via antecedentes criminais? Então saiba que o procedimento é bem simples e pode ser realizado através da internet, com total…

Quer emitir a 2 via antecedentes criminais? Então saiba que o procedimento é bem simples e pode ser realizado através da internet, com total comodidade e sem sair de casa. Antes de gerar esse documento, é importante que você tenha em mente que cada estado brasileiro tem o seu próprio sistema de emissão.

2 Via Antecedentes Criminais. (Foto: Divulgação)

O atestado de antecedentes criminais costuma ser solicitado em diversas situações, inclusive para ocupar uma vaga de emprego. Esse documento consegue provar que o cidadão não tem passagem pela polícia, ou seja, que não possui qualquer registro criminal vinculado ao seu nome.

Leia mais: Atestado de Antecedentes Criminais Online

2 Via Antecedentes Criminais

Todo cidadão brasileiro com mais de 18 anos pode gerar o seu atestado de antecedentes criminais. O documento, no entanto, não faz sentido para crianças e adolescentes, já que o indivíduo menor de idade não sofre com registros criminais no seu nome (impunível). O atestado que mostra a existência ou inexistência de passagem pela polícia tem validade de até 90 dias.

Considere as instruções abaixo para emitir a 2 Via Antecedentes Criminais:

Antecedentes Criminais Estaduais

Use a internet para solicitar o atestado. (Foto: Divulgação)

No Brasil, cada estado tem o seu sistema de antecedentes criminais, que normalmente é gerido pela Polícia Civil. Para solicitar o atestado, o cidadão precisa verificar se a sua carteira de identidade foi emitida no estado correspondente. Uma pessoa com RG de Pernambuco, por exemplo, não pode usar o sistema do Rio Grande do Sul para gerar o documento e vice-versa.

No estado de São Paulo, as pessoas podem gerar o atestado de antecedentes criminais sem sair de casa, basta preencher o requerimento da Polícia Civil SP. Após validar a solicitação, basta imprimir o documento. A segunda via pode ser emitida da mesma forma, basta repetir o processo. Quem tem dificuldade para lidar com o serviço online deve comparecer pessoalmente ao Poupatempo ou em uma unidade da polícia federal.

Em São Paulo, é possível contar com o Poupatempo. (Foto: Divulgação)

Saiba mais: Atestado Antecedentes Criminais – Certidão Criminal

Todos os estados adotam um sistema bem semelhante ao de São Paulo. Para encontrar o link útil correspondente ao seu UF, basta efetuar uma busca no Google pelo termo: antecedentes criminais + sigla do estado.

Antecedentes Criminais Polícia Federal

Além dos atestados emitidos pelos estados, os cidadãos brasileiros também podem contar com o serviço online do Departamento da Polícia Federal. O DPF permite emitir uma certidão negativa através do seu site oficial (www.dpf.gov.br), desde que o internauta esteja disposto a preencher um formulário eletrônico. Assim que o documento for emitido, é necessário validá-lo com o código de segurança.

Pelo site da Polícia Federal você também emite atestados. (Foto: Divulgação)

O atestado de antecedentes criminais da Polícia Federal pode ser emitido quantas vezes for preciso, basta seguir o mesmo procedimento apresentado acima. Para não ficar gerando o documento várias vezes, basta imprimir a versão digital e guardá-la. O serviço online é totalmente gratuito.

Veja também: Certidão Negativa Criminal Estadual

E aí? Tem alguma dúvida com relação à 2 Via Antecedentes Criminais? Deixe um comentário.






Top