19 de fevereiro: Dia do Esportista

Praticar esporte é algo que faz bem não só para o corpo, mas também para a alma. Para queimar a energia acumulada por meio…

Por Élida Santos em 19/02/2012

Aproveite a data para praticar esportes (Foto: Divulgação)

Praticar esporte é algo que faz bem não só para o corpo, mas também para a alma. Para queimar a energia acumulada por meio da alimentação, o bom mesmo é se aplicar em alguma atividade física. Independente dos padrões estéticos que a sociedade de certa forma impõe. Caminhar, correr, andar de bicicleta, dançar, nadar, jogar futebol, não importa como, o que interessa é não ficar parado em nome da saúde.

Nesse dia 19 de fevereiro é comemorado o Dia do Esportista. Aproveite essa época de sol mais longos para reunir os amigos e ter um dia de lazer, com muitas brincadeiras regadas ao esporte. Saiba que a prática de exercícios físicos é milenar, tendo registros da época em que os primatas habitavam a terra. Claro que eles não sabiam os benefícios ao certo de se condicionar fisicamente, porém era necessário correr para caçar, o que ajudava na saúde dos homens principalmente, já que eram eles os responsáveis por levar comida para as crianças e mulheres.

O esporte é para todas as idades (Foto: Divulgação)

Atualmente existem espaços destinados a prática de esportes, como as academias, por exemplo. Para que a atividade seja realmente algo positivo, é preciso realizá-la mais que três vezes na semana. É necessário fazer alguns exames antes de intensificar sua vida de esportista, pois, como tudo na vida, atividade física demais faz mal. No entanto, a dose certa faz com que sua vida seja melhor e mais saudável.

Ter o acompanhamento de um profissional é fundamental para evitar lesões. Por exemplo, a pessoa quer praticar a corrida, mas nunca fez isso com frequência, um professor de educação física faria isso de maneira magistral. Escutar a opinião de um nutricionista também é importante. Esse tipo de profissional vai equilibrar sua alimentação de acordo com os exercícios praticados e o ritmo de vida que leva.

Pratique esportes com acompanhamento de profissionais (Foto: Divulgação)

Você não precisa ser um atleta da elite do esporte mundial, basta seguir com a rotina adequada para o seu tipo físico, que sua saúde já dará sinais positivos. O sedentarismo é causador de mortes. As pessoas que não praticam atividades físicas acabam vítimas de doenças modernas, como estresse e obesidade. Cuide do seu bem-estar para não sofre na velhice com problemas que poderiam ser evitados facilmente se quando jovem o exercício fizesse parte da sua rotina.

Top