Gramática: Falta ou Faltam?

Uma dúvida que incomoda muita gente, na hora de escrever (ou mesmo de falar), é quanto ao uso do verbo “faltar”, principalmente em relação…

Faltam cadernos e lápis ou Falta cadernos e lápis?

Uma dúvida que incomoda muita gente, na hora de escrever (ou mesmo de falar), é quanto ao uso do verbo “faltar”, principalmente em relação ao uso das formas no singular e no plural, na conjugação da 3ª pessoa do presente do indicativo (falta e faltam). Você deve estar se perguntando, é “falta duas pessoas” ou “faltam duas pessoas”?

Esta confusão acontece quando a oração não está na ordem direta (sujeito + predicado), e para acabar com ela, basta usar uma das regras mais básicas da nossa língua portuguesa, e bastante repetida pelos professores de todo o Brasil: o verbo deve sempre concordar com o seu sujeito, ou seja, a forma correta do verbo “faltar” vai depender do sujeito da frase em que ele estiver sendo utilizado.

Como identificar o sujeito

Desta forma, todas as vezes que você ficar em dúvida sobre qual forma usar, basta prestar bastante atenção na frase, identificando o sujeito e a sua flexão. Caso seja complicado definir quem é o sujeito da oração, uma dica é inverter a ordem da frase e fazer aquelas perguntinhas que aprendemos na escola, como “o que faltou?” ou “quem faltou?”.

Cabe lembrar que, se você estiver digitando uma frase no computador, o programa Word, da Microsoft, costuma ajudar nestas correções, afirmando que uma ou outra forma está errada. Mas nem sempre o software está correto, portanto é melhor você conhecer as regras gramaticais e não ficar dependendo disso, já que na hora do vestibular, por exemplo, você não terá a ajuda do seu computador.

A seguir vamos mostrar alguns exemplos do uso de cada uma das formas.

E agora, uso "falta" ou "faltam"?

Falta

1 – Falta observar dois pontos.  – Aqui, “falta” se refere a observar, e não aos dois pontos, portanto vai seguir a flexão daquela palavra.

Leia Também:  Teatro: O Amante de Lady Chatterley

2 – Nós vamos ao jogo, agora só falta comprar os ingressos. –  A situação nesta frase é semelhante à anterior, com o termo “falta” flexionando-se de acordo com o verbo ao qual se refere, o “comprar”.

Faltam

1 – Faltam oito dias para a final do torneio. –  O verbo faltar está se flexionando conforme o sujeito (oito dias).

2 – Estamos querendo entrar, mas ainda faltam duas pessoas para chegar.  – Neste caso, além da flexão de acordo com o sujeito, você pode inverter a frase para saber se a forma usada está correta (…duas pessoas faltam).

Outros exemplos

1 – Faltam cinco minutos para terminar o jogo.

2 – Para sabermos o resultado final, falta apurar quatro urnas.

3 – Queria viajar até amanhã, mas faltam alguns dias para o começo das minhas férias.

4 – Para você terminar, falta resolver dois exercícios.

As gramáticas devem ser consultadas quando aparecem as dúvidas

Top