Você está em: MundoDasTribos > Hypes > Brasil> 1 de Abril – Dia da Mentira (História, Supertições)

1 de Abril – Dia da Mentira (História, Supertições)

Dia da Mentira

São muitas as explicações sobre o dia 1 de abril e as mentiras que acompanham essa data. Um das mais conhecida diz a respeito de uma brincadeira que surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses não apoiaram tal decisão e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Aqui no Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou “A Mentira”, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. “A Mentira” saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

E vocês já cairam em alguma mentira de 1 de abril? Opine, deixe seu comentário…

Recomendado para você
Brasil

Simpatias 2018, Dicas Ano Novo, Banhos Mágicos, Sorte Amor, Dinheiro, Fartura e Abundância !

Brasil

Santander Banespa Internet Banking

Brasil

Como entrar no BOPE – O que é preciso fazer ?

Brasil

Lojas de Brinquedos Americanas

Comentários
  1. Cláudia disse:

    Adorei o post! Super interessante! Eu nem fazia idéia disso 😀 curti bastante!

  2. Laisa disse:

    Olha eu já caí em umas mentiras nesse dia sim!
    Mais nada de mais!

  3. Emy disse:

    Gostei bastante também !!!xD

    ~> sim cai num mentira Ontem HuaHuahUhauAIs

  4. Clarissa disse:

    Olá, sou a Clarissa, trabalho na Edelman, agência de comunicação do site ComoTudoFunciona.
    A mídia já pregou várias peças no dia 1º de abril e muita gente caiu sem saber que não era verdade. Na Inglaterra estampar mentiras nos jornais neste dia era quase regra…Algumas histórias engraçadas estão neste artigo do site: http://pessoas.hsw.uol.com.br/questao6041.htm
    Abraços

  5. leticia disse:

    ola eu sou a leticia eu gosto de superticoes sao muito legal como 1 de abril é um tinha damentira entao isso é uma supeticoes quebra um espelho da azar enta mais eu nao acredinto nisso é tudo mentira bjosss lé

  6. camila disse:

    pessoal nao sei pq vcs gostam do dia da mentira ja pençou um amigo de vcs força o choro e dizer que sua mae ou seu pai morreu e quando vc chegar em casa ele cair na gargalhada q choque vc iria tomar.
    eu nao gosto desse dia se pelo omenos tivesse festa
    comemoracional ai seria bom(mas mesmo assim sem mentiras) vcs sao malucos.eca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *