Menu

Saúde

Atualizado em 12 de julho de 2013, às 13:45
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Vitamina para dar energia e disposição

O cansaço contínuo e a falta de disposição para executar as tarefas do dia a dia podem ser resultantes da carência de vitaminas. Saiba mais sobre o assunto.

O estresse e o cansaço são problemas que a boa parte das pessoas precisa enfrentar todos os dias. Entretanto, mesmo dormindo as horas necessárias por noite e tentando levar uma vida mais saudável possível, indivíduos continuam se queixando de indisposição e cansaço permanente.

641495 A suplementação de vitaminas pode devolver toda a energia para enfrentar o dia a dia. Vitamina para dar energia e disposiçãoA suplementação de vitaminas pode devolver toda a energia para enfrentar o dia a dia. (Foto: divulgação)

A resposta para o problema pode estar na deficiência de nutrientes indispensáveis para o adequado funcionamento do organismo. Acabe com as principais dúvidas sobre o assunto e saiba quais vitaminas dão energia e disposição.

Principais vitaminas que melhoram a disposição

Todas as vitaminas são necessárias para execução das funções orgânicas em um indivíduo saudável, e é preciso ter uma dieta equilibrada e variada, rica nos diversos tipos desse nutriente. Entretanto, existem algumas vitaminas que podem ser consumidas especificamente para combater o cansaço e proporcionar mais vitalidade e energia.

  • Tiamina

Conhecida como vitamina B1, atua na metabolização dos carboidratos, disponibilizando energia para o funcionamento do organismo. Outra vantagem é que, além de melhorar a disposição para o dia a dia, a tiamina ainda estimula o sistema imunológico.

  • Niacina

A vitamina B3 é muito importante para garantir a saúde do sistema gastrintestinal e também atua extraindo a energia dos alimentos ingeridos. Quem sofre de deficiência de niacina apresenta fraqueza muscular e tem grandes chances de apresentar distúrbios do aparelho digestório.

641495 Nem sempre o cansaço é resultado do estresse e poucas horas de sono. 1 Vitamina para dar energia e disposiçãoNem sempre o cansaço é resultado do estresse e poucas horas de sono. (Foto: divulgação)
  • Riboflavina

Essencial na prevenção do cansaço visual, níveis baixos dessa vitamina resultam em diminuição da capacidade de visão e lentidão dos movimentos. De acordo com os médicos, a deficiência de riboflavina é uma das carências nutricionais mais comuns.

  • Piridoxina

A vitamina B6 é crucial na síntese de diversas enzimas, que mantêm a saúde do corpo e da mente. Outra função importante é a quebra e produção de aminoácidos, os principais constituintes das fibras musculares.

  • Cobalamina

A vitamina B12 tem a função de melhorar a concentração e memória e ainda facilitar a absorção de cálcio, além de atuar produção das células sanguíneas, prevenindo a anemia.

  • Ácido pantotênico

A vitamina B5 é capaz de diminuir os níveis de estresse, além de melhorar as defesas do sistema imunológico e influenciar a taxa de renovação celular.

641495 Uma dieta balanceada é fundamental para garantir bons níveis de vitaminas. Vitamina para dar energia e disposiçãoUma dieta balanceada é fundamental para garantir bons níveis de vitaminas. (Foto: divulgação)

O cansaço contínuo e a falta de disposição para executar as tarefas do dia a dia nem sempre são resultados dos altos níveis de estresse e poucas horas de sono. As vitaminas são muito importantes para a saúde, e a carência desse nutriente é um evento relativamente comum e que pode ser o responsável pelo quadro de fadiga crônica e fraqueza muscular.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.