Menu

Carnaval

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012, às 17:00 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Unidos da Tijuca escola de samba campeã do Rio Janeiro 2012

Conheça a Unidos da Tijuca, escola campeã dos desfiles do Rio de Janeiro que inovou mesclando samba e baião na avenida.

Curiosidades sobre o Carnaval 2012

[21/02/2012]

Fantasias Infantil de Carnaval 2013

[28/12/2012]
398728 unidos da tijuca escola de samba campea do rio de janeiro 2012 10 Unidos da Tijuca escola de samba campeã do Rio Janeiro 2012 Ala dos cangaceiros

Em uma sequência realmente campeã a escola de Samba Unidos da Tijuca trouxe um enredo envolvente e que cativou tanto aos espectadores quanto aos juízes. Campeã do grupo especial das escolas do Rio de Janeiro, após homenagear o rei Roberto Carlos em 2011, este ano decidiu que a homenagem seria ainda maior, dedicada a um dos principais ícones da música regional nordestina que se popularizou em todo o país, a escola veio com um enredo sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A Agremiação com isso recebeu o titulo de campeã pela terceira vez em sua história.

A disputa foi acirrada na apuração do grupo especial, que aconteceu na Sapucaí esta quarta-feira (22), ficando na frente da Salgueiro por apenas 0,2 pontos. A Unidos da Tijuca em toda a sua história foi campeã em 1936, 2010 e agora, em 2012 com o enredo que teve como título “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão” no ano do centenário de Luiz Gonzaga.

Já as escolas Porto da Pedra e Renascer de Jacarépaguá caíram para o grupo de acesso A, que seria a segunda divisão para as escolas de sampa.

A Apuração das escolas de samba do Rio

398728 unidos da tijuca escola de samba campea do rio de janeiro 2012 1 Unidos da Tijuca escola de samba campeã do Rio Janeiro 2012 Festa pela vitória

Diferente do que ocorreu em São Paulo, a apuração do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro ocorreu com tranquilidade e apenas uma escola recebeu punição antes da leitura das notas, a Beija-flor de um décimo, por não apresentar comissão de frente no setor – 3.

Para a apuração dez quesitos foram avaliados na seguinte ordem: mestres sala e porta bandeira; fantasias; conjunto; evolução; alegorias e adereços; comissão de frente; harmonia; bateria; enredo e samba-enredo. Essa ordem foi escolhida em um sorteio realizado previamente pela LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). O sorteio contou com a presença de representantes de todas as treze escolas.

O total de jurados que participaram da votação este ano surpreendeu algumas pessoas, sendo apenas 40, dez a menos que em 2011.

Unidos da Tijuca a escola campeã

398728 unidos da tijuca escola de samba campea do rio de janeiro 2012 8 Unidos da Tijuca escola de samba campeã do Rio Janeiro 2012 A Rainha da bateria

Contando com toda a criatividade do carnavalesco Paulo Barros, conhecido por trazer grandes inovações para o sambódromo, este ano a escola trouxe vaqueiros, sanfona e uma mistura perfeita de Samba e Baião para homenagear Luiz Gonzaga, que completaria em 2012 cem anos, caso estivesse vivo.

Para quem quiser conferir a performance da escola, o desfile das campeãs acontecerá dia 25 de fevereiro (sábado) e promete repetir o sucesso.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.