Menu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Unidos da Tijuca escola de samba campeã do Rio Janeiro 2012

Conheça a Unidos da Tijuca, escola campeã dos desfiles do Rio de Janeiro que inovou mesclando samba e baião na avenida.

Curiosidades sobre o Carnaval 2012

[21/02/2012]

Fantasias Infantil de Carnaval 2013

[28/12/2012]

Ala dos cangaceiros

Em uma sequência realmente campeã a escola de Samba Unidos da Tijuca trouxe um enredo envolvente e que cativou tanto aos espectadores quanto aos juízes. Campeã do grupo especial das escolas do Rio de Janeiro, após homenagear o rei Roberto Carlos em 2011, este ano decidiu que a homenagem seria ainda maior, dedicada a um dos principais ícones da música regional nordestina que se popularizou em todo o país, a escola veio com um enredo sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. A Agremiação com isso recebeu o titulo de campeã pela terceira vez em sua história.

A disputa foi acirrada na apuração do grupo especial, que aconteceu na Sapucaí esta quarta-feira (22), ficando na frente da Salgueiro por apenas 0,2 pontos. A Unidos da Tijuca em toda a sua história foi campeã em 1936, 2010 e agora, em 2012 com o enredo que teve como título “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão” no ano do centenário de Luiz Gonzaga.

Já as escolas Porto da Pedra e Renascer de Jacarépaguá caíram para o grupo de acesso A, que seria a segunda divisão para as escolas de sampa.

A Apuração das escolas de samba do Rio

Festa pela vitória

Diferente do que ocorreu em São Paulo, a apuração do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro ocorreu com tranquilidade e apenas uma escola recebeu punição antes da leitura das notas, a Beija-flor de um décimo, por não apresentar comissão de frente no setor – 3.

Para a apuração dez quesitos foram avaliados na seguinte ordem: mestres sala e porta bandeira; fantasias; conjunto; evolução; alegorias e adereços; comissão de frente; harmonia; bateria; enredo e samba-enredo. Essa ordem foi escolhida em um sorteio realizado previamente pela LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro). O sorteio contou com a presença de representantes de todas as treze escolas.

O total de jurados que participaram da votação este ano surpreendeu algumas pessoas, sendo apenas 40, dez a menos que em 2011.

Unidos da Tijuca a escola campeã

A Rainha da bateria

Contando com toda a criatividade do carnavalesco Paulo Barros, conhecido por trazer grandes inovações para o sambódromo, este ano a escola trouxe vaqueiros, sanfona e uma mistura perfeita de Samba e Baião para homenagear Luiz Gonzaga, que completaria em 2012 cem anos, caso estivesse vivo.

Para quem quiser conferir a performance da escola, o desfile das campeãs acontecerá dia 25 de fevereiro (sábado) e promete repetir o sucesso.

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL