Menu

Artesanato

Atualizado em 3 de outubro de 2012, às 11:25
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tapete de banheiro com rolhas, como fazer

Aprenda o passo a passo para fazer um tapete com rolhas de cortiça, uma peça que promete deixar a decoração do banheiro com um toque rústico.

As rolhas, que são usadas para tampar as garrafas de vinho, podem ganhar uma nova função através do artesanato. Em grande quantidade, elas são transformadas em um lindo e resistente tapete para decorar o banheiro.

514976 Tapete de banheiro com rolhas como fazer Tapete de banheiro com rolhas, como fazerUm charmoso tapetinho feito com rolhas. (Foto:Divulgação)

Existem outras formas de reaproveitar as rolhas de cortiças, basta usar a criatividade e o bom gosto para fazer os trabalhos. Além de confeccionar um belo tapetinho com as peças, também é possível usá-las para criar descansos de panela, porta-retrato e cortinas.

Um tapete reciclável para o seu banheiro

Quando uma garrafa de vinho acaba, normalmente a rolha é jogada no lixo. Entretanto, ao invés de optar pelo descarte, a pessoa pode guardar e juntar uma porção de rolhas para fazer peças exclusivas de decoração. O tapete é um artigo que necessita de uma grande quantidade de rolhas, mas faz grande sucesso com o seu acabamento diferenciado.

Ao decorar o banheiro com o tapete de rolhas, os moradores contam com uma superfície macia e confortável para pisar, graças à cortiça. A peça artesanal também é capaz de dar um toque rústico à área sanitária, deixando o espaço muito mais bonito e aconchegante. Outro ponto positivo do tapete de rolhas é que ele aumenta a segurança do banheiro, pelo fato de ser antiderrapante.

514976 Tapete de banheiro com rolhas como fazer 2 Tapete de banheiro com rolhas, como fazerAlém de bonito e macio, o tapete de rolhas é antiderrapante. (Foto:Divulgação)

Com relação a umidade, as pessoas podem ficar tranquilas, pois as rolhas são fabricadas com um material resistente e não estragam em contato com a água.

Saiba mais: Tapetes de barbante: como fazer

Como fazer tapete de banheiro com rolhas?

Materiais

- 1 pedaço de forro de prateleira;
- Cola quente;
- Faca;
- Cortador rotativo;
- 175 rolhas lavadas e limpas (a quantidade varia de acordo com o tamanho da peça).

Passo a passo do tapete de rolhas

514976 Tapete de banheiro com rolhas como fazer 1 Tapete de banheiro com rolhas, como fazerRolhas de cortiça sendo cortadas. (Foto:Divulgação)

1. Corte cada rolha ao meio, com uma faca bem afiada. Para que a peça seja simétrica, é importante usar pedaços de cortiças com o mesmo tamanho;

2. Organize as rolhas em um retângulo e use uma régua para verificar se a peça está proporcional em todos os lados. O esquema deste trabalho é de 10 x 35 metades de cortiça;

3. Corte o forro de prateleira com um cortador rotativo.  Feito isso, organize as rolhas sobre a superfície, procurando fazer colunas com a rolha;

4. Inicie a colagem das rolhas no forro de prateleira, passando a cola no lado plano de cada pedaço de cortiça;

5. Procure encaixar todas as rolhas e colá-las, proporcionalmente.

Observação: caso não seja possível juntar a quantidade de rolhas necessária para o trabalho, é possível comprá-las em uma loja de embalagens. Se não for possível comprar o forro de prateleira, use um EVA ou tapete de banho.

Veja também: Tapetes para Banheiro Antiderrapante