Menu

Tecnologia

Atualizado em 7 de agosto de 2012, às 7:34 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Salvar Arquivos na nuvem: cuidados

Os serviços de nuvem se apresentam como uma alternativa muito mais viável do que os discos externos e pen drives. Entretanto, você deve colocar algumas dicas em prática para poder usá-los com mais segurança.

Os serviços de armazenamento online são ferramentas bastante úteis, principalmente para os usuários que possuem computador portátil, tablets e smartphone. Ao salvar os seus arquivos na “nuvem”, você pode acessá-los a qualquer momento, desde que esteja conectado à internet.

Hoje, há vários desses aplicativos disponíveis na web. Em geral, eles são confiáveis e se apresentam como uma alternativa muito mais viável do que os discos externos e pen drives. Entretanto, é importante destacar que esses serviços possuem diferenças quanto a algumas especificações, como limite de tamanho de arquivos e taxa de velocidade de upload. Por isso, antes de se cadastrar em alguma nuvem, você deve conhecer suas principais vantagens e ver qual opção se encaixa melhor em seu perfil.

Serviços de nuvem disponíveis na internet

497208 Salvar arquivos na nuvem cuidados Salvar Arquivos na nuvem: cuidadosOs serviços de armazenamento online são ferramentas bastante úteis, principalmente para os usuários de aparelhos portáteis. (Foto: Divulgação)

O iCloud é um dos serviços de armazenamento mais conhecidos. Destinado a usuários de produtos da Apple, ele oferece integração com iPhone, iPad, iPod touch, Mac e PC, permitindo o armazenamento de fotos, aplicativos da App Store e outros. No total, são 5 GB de espaço livre, que também podem ser usados para guardar e-mails, compromissos e contatos.

Oferecido pela empresa criadora da distribuição Linux Ubuntu, o Ubuntu One também conta com 5 GB para armazenamento de arquivos. Ele ainda possui aplicativos que são destinados a sincronização de arquivos para usuários do sistema operacional Windows e do sistema Android, presente em smartphones e tablets.

Veja também: Experimente o Ubuntu sem precisar instalar nada.

Já o SkyDrive é o serviço de nuvem da Microsoft, que só está disponível para quem tem conta ativa no Windows Live Messenger. A ferramenta oferece 25 GB de espaço para armazenamento e permite a edição de arquivos do Office, entre outras tarefas. Lembrando que existem outros serviços com este tipo de funcionalidade. Porém, estes são os mais conhecidos, principalmente por oferecerem opções gratuitas.

Cuidados ao salvar arquivos na nuvem

497208 Salvar arquivos na nuvem cuidados1 Salvar Arquivos na nuvem: cuidadosAlguns cuidados são essenciais para você usar esta ferramenta com mais segurança.(Foto: Divulgação)

Ao armazenar os seus arquivos num sistema de nuvem, você deve tomar certos cuidado. Abaixo, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a usar este serviço com mais segurança e tranquilidade.

Saiba quais são os melhores sites para compartilhar arquivos online.

• Escolha servidores conhecidos e que sempre estão se atualizando. Além dos serviços destacados acima, ferramentas como SugarSync, Dropbox e Amazon Cloud Drive também são boas opções;

• Jamais utilize estas plataformas para armazenar arquivos confidenciais, como documentos, dados pessoais, informações de trabalho etc;

497208 Salvar arquivos na nuvem cuidados2 Salvar Arquivos na nuvem: cuidadosNão usar a nuvem para armazenar arquivos confidenciais estão entre as orientações mais importantes.(Foto: Divulgação)

• Fique atento aos prazos de validade do serviço que você está utilizando. Alguns sistemas de nuvem eliminam o conteúdo assim que período expira;

• Não faça o seu cadastro neste serviço sem antes ler as condições de privacidade do site. Ele contém todas as informações que você precisa saber em caso de eventuais problemas;

• Não acesse a sua conta de computadores públicos. Além disso, mantenha o antivírus do seu computador sempre atualizado.