Menu
Você está em: MundoDasTribos > Saiba o que os gestos do seu cachorro significa

O melhor amigo do homem também possui sentimentos e por não obter a capacidade de falar como os seres humanos, devemos ficar muito atentos aos sinais que demonstram suas reais necessidades. Saiba o que os gestos do seu cachorro significam a fim de fortalecer sua amizade com seu companheiro animal.
0 5 Votos 0 - Votar

Muitos sinais usados pelos cães são considerados universais por representarem certos tipos de comportamento, que costumam variar bastante dependendo das situações em que se encontram. Existem inúmeros gestos e ruídos que os cachorrinhos conseguem captar a sua volta e funciona da mesma maneira quando desejam transmitir ao seu dono o que estão realmente sentindo ou querendo. Cada posição de sua cauda, das orelhas e o tipo de olhar lançado possui um significado especial.

Entenda o que seu cãozinho quer dizer

Saiba o que os gestos de seu cachorro significam através de seus movimentos e o que ele entende pela sua resposta, pois o seu modo de agir também irá, inevitavelmente, causar a ele uma impressão.

Olhos

Eles falam bastante por si mesmos e transmitem diversas mensagens. Você pode saber pelo olhar de um cão se ele está irritado, tranquilo, triste ou excitado – o mesmo acontece com o animal, que também sabe reconhecer através dos olhos do dono quando este o está encarando, enfrentando ou o repreendendo.

Pelo olhar, seu cão pode demonstrar tristeza, alegria e demais alterações emocionais

Desta mesma forma ocorre com o tom de voz utilizado para se comunicar nas mais variadas situações e o cão é extremamente capaz de compreendê-los.

Orelhas

O animal também se expressa através dos movimentos de suas orelhas: elas podem revelar certo desconforto e receio caso estejam apontadas para trás. Se abaixadas, demonstram submissão e apreensão, porém quando estão erguidas para frente significam que seu amigo está curioso e interessado por algo e, às vezes, esta posição acompanha o gesto de inclinar a cabeça levemente para o lado.

Quando erguidas para a frente, as orelhas demonstram curiosidade ou interesse

Cauda

Ela é um dos instrumentos que mais usamos para captar os sinais dos cães – é através dela que obtemos o maior número de informações a respeito do seu estado emocional.

A título de exemplo, quando se encontram felizes, a cauda do cão costuma balançar de um lado para o outro e quando o abanar é intenso demais pode representar até mesmo uma saudação efusiva. Se empinada e parada no ar significa que ele está em estado de alerta, assim como a cauda recolhida entre as pernas demonstra medo ou insegurança.

Em estado de alerta, a cauda do cão permanece empinada

Poucas pessoas possuem um autoconhecimento de seus próprios sentimentos e processos internos e isso muitas vezes influência e de maneira inconsciente, a forma de agir do animal para com seu dono. É importante se livrar de todos os malefícios como preocupações, estresse, ira, tristeza, etc., antes de lidar com o bichinho pois ele captará o que você está passando e levará o problema para o lado pessoal, sentindo que ele é a causa de seus infortúnios.

Dependerá de você deixar seu cão sempre feliz e lembre-se que mesmo estes sinais sendo universais, cada animal possui sua singularidade e personalidade – por isso torna-se essencial criar uma relação de proximidade e amizade com o cachorrinho, a fim de compreendê-lo em todas as circunstâncias.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL