Search

Saiba o que fazer quando a criança não quer ir para a escola

Confira dicas para convencer a criança ir para a escola, o que pode ser bem trabalhoso em algumas fases da infância.
Google plus

O período escolar de uma criança é uma época que deve ser aproveitada ao máximo pela mesma. A base de toda nossa educação e conhecimento é adquirida na escola quando ainda pequenos, além dos pais visarem a educação de qualidade de uma escola a criança aproveita não só o ensino, mas é um momento onde toda criança brinca, se diverte e faz amigos. Teoricamente tudo isso é fácil, só que esquecemos um ponto que em certos casos atrapalha a vida escolar da criança e faz com que pais percam a cabeça, isso acontece quando o aluno não quer ir para a escola.

Muitas crianças nos primeiros dias de aula, por se sentirem sozinhas e com muitas saudades dos pais, acabam se recusando a ir para a escola, entrando até nos primeiros dias, mas depois fazem de tudo para evitar isso. Caso esse seja o seu problema, a melhor maneira de fazer seu filho ir para a escola é conversando muito com ele, mostrar os pontos bons de uma escola, incentivá-lo a buscar cada vez mais conhecimento nas aulas e a visualizar isso como algo divertido. Frisar pontos como o de conhecer amigos também ajuda a criança a perder o receio de ficar em uma escola.

Esse problema não ocorre somente no primeiro dia de aula de uma criança, também é possível acontecer com uma criança que já vai à escola e que em um determinado momento decide não ir mais.

Entre as dicas para levar a criança para a escola está o fato de buscar entender o porquê disso. Converse com a criança, veja se ela tem brigado com colegas, se a professora o amedronta, se ele está com medo de não aprende. Certas crianças não contam o que vivem na escola, por isso, os pais de maneira amigável e calma devem buscar um diálogo. Saber como convencer a criança a ir para escola é muito importante, brigar com seu filho e tentar obrigá-lo apenas piora a situação.

O que fazer quando a criança não quer ir para a escola? É uma pergunta que dá medo nos pais, sendo que é trabalhoso resolver esse problema. Mesmo que o problema da criança já tenha sido localizado em uma conversa com o seu filho, busque resolver o problema na escola também. Saber como é o trabalho da professora, o ambiente de classe e o convívio da criança em ambiente escola é necessário para que os pais e responsáveis tenham noção de como agir em determinados momentos.

Uma escola deve ser um lugar que a criança tenha o hábito de ir, não que ela seja obrigada a gostar, mas que ela aproveite os momentos que está em uma sala de aula, assim sua educação será mais preparada para as demais fases da vida escolar. Faça já do caminho algo divertido, se possível. Nos primeiros dias leve a criança para o local. Muitos pais acabam contratando vans, o que é mais que normal, mas a criança pode se sentir mais segura indo com o responsável nos primeiros dias. É tudo uma questão de paciência e dedicação, sem esquecer da conversa no dia-a-dia.

Com o tempo toda criança se acostuma com a escola, pode não gostar, mas se acostuma. Se necessário, peça ajuda a um terapeuta infantil ou mesmo um psicólogo. Eles podem conseguir conversar com mais clareza e assim ajudar no problema.


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. flavio r
    Publicado em 21/03/2013 às 1:28 PM [+]

    Gostei muito do conteudo,tenho certeza que vai me ajudar muito! Hoje mesmo ele não foi a escola! Mas estou certo que vou conseguir com uma boa conversa e incentivo! Obrigado!!!

  2. karla
    Publicado em 25/11/2014 às 11:45 AM [+]

    minha filha foi matriculada com 3 anos mas so frequentou 2 meses com muito choro ,reconheço que fui fraca e com tantas lagrimas ,desisti de leva-la a escola ,agora sofre so em ouvi falar na possibilidade de voltar a estudar ,estou preocupada e nao sei o que fazer!

  3. Karla
    Publicado em 25/11/2014 às 12:15 PM [+]

    Bom Dia Karla tudo bom, neste artigo dar boas dicas e fala bem claro sobre esse assunto , que muitos pais passam e não é nada fácil , nem para as crianças , nem para nós pais , mas logo passa e as crianças amam estar na escolinha e sentem é falta quando não vão. Tente lavar novamente e se possível fique um pouco com ela na salinha para passar segurança a ela , quantas vezes forem necessárias. ela vai perder o medo e se sentir segura .
    Se necessário, peça ajuda a um terapeuta infantil ou mesmo um psicólogo. Eles podem conseguir conversar com mais clareza e assim ajudar no problema.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top