Menu

Criança

Atualizado em 13 de outubro de 2011, às 17:00 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saiba o que fazer quando a criança não quer ir para a escola

Confira dicas para convencer a criança ir para a escola, o que pode ser bem trabalhoso em algumas fases da infância.

290570 Saiba o que fazer quando a criança não quer ir para a escola Saiba o que fazer quando a criança não quer ir para a escola

O período escolar de uma criança é uma época que deve ser aproveitada ao máximo pela mesma. A base de toda nossa educação e conhecimento é adquirida na escola quando ainda pequenos, além dos pais visarem a educação de qualidade de uma escola a criança aproveita não só o ensino, mas é um momento onde toda criança brinca, se diverte e faz amigos. Teoricamente tudo isso é fácil, só que esquecemos um ponto que em certos casos atrapalha a vida escolar da criança e faz com que pais percam a cabeça, isso acontece quando o aluno não quer ir para a escola.

Muitas crianças nos primeiros dias de aula, por se sentirem sozinhas e com muitas saudades dos pais, acabam se recusando a ir para a escola, entrando até nos primeiros dias, mas depois fazem de tudo para evitar isso. Caso esse seja o seu problema, a melhor maneira de fazer seu filho ir para a escola é conversando muito com ele, mostrar os pontos bons de uma escola, incentivá-lo a buscar cada vez mais conhecimento nas aulas e a visualizar isso como algo divertido. Frisar pontos como o de conhecer amigos também ajuda a criança a perder o receio de ficar em uma escola.

290570 Saiba o que fazer quando a criança não quer ir para a escola1 Saiba o que fazer quando a criança não quer ir para a escola

Esse problema não ocorre somente no primeiro dia de aula de uma criança, também é possível acontecer com uma criança que já vai à escola e que em um determinado momento decide não ir mais.

Entre as dicas para levar a criança para a escola está o fato de buscar entender o porquê disso. Converse com a criança, veja se ela tem brigado com colegas, se a professora o amedronta, se ele está com medo de não aprende. Certas crianças não contam o que vivem na escola, por isso, os pais de maneira amigável e calma devem buscar um diálogo. Saber como convencer a criança a ir para escola é muito importante, brigar com seu filho e tentar obrigá-lo apenas piora a situação.

O que fazer quando a criança não quer ir para a escola? É uma pergunta que dá medo nos pais, sendo que é trabalhoso resolver esse problema. Mesmo que o problema da criança já tenha sido localizado em uma conversa com o seu filho, busque resolver o problema na escola também. Saber como é o trabalho da professora, o ambiente de classe e o convívio da criança em ambiente escola é necessário para que os pais e responsáveis tenham noção de como agir em determinados momentos.

290570 Saiba o que fazer quando a criança não quer ir para a escola2 Saiba o que fazer quando a criança não quer ir para a escola

Uma escola deve ser um lugar que a criança tenha o hábito de ir, não que ela seja obrigada a gostar, mas que ela aproveite os momentos que está em uma sala de aula, assim sua educação será mais preparada para as demais fases da vida escolar. Faça já do caminho algo divertido, se possível. Nos primeiros dias leve a criança para o local. Muitos pais acabam contratando vans, o que é mais que normal, mas a criança pode se sentir mais segura indo com o responsável nos primeiros dias. É tudo uma questão de paciência e dedicação, sem esquecer da conversa no dia-a-dia.

Com o tempo toda criança se acostuma com a escola, pode não gostar, mas se acostuma. Se necessário, peça ajuda a um terapeuta infantil ou mesmo um psicólogo. Eles podem conseguir conversar com mais clareza e assim ajudar no problema.

Conteúdo avaliado com média: