Menu

Saúde

Atualizado em 5 de maio de 2013, às 10:20 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Retenção de líquidos: o que é, sintomas, como resolver

A retenção de líquidos pode ser causada por vários fatores. Saiba mais sobre o assunto e veja como resolver esse problema.

A retenção de líquidos é nome usado para descrever o inchaço no corpo ou em uma determinada região. Esse problema pode ser causado por vários fatores. Saiba mais sobre a retenção de líquidos e seus sintomas. Veja também como resolver esse problema.

618074 A retenção de líquidos pode surgir em várias partes do corpo. Foto divulgação Retenção de líquidos: o que é, sintomas, como resolver A retenção de líquidos pode surgir em várias partes do corpo. (Foto: divulgação)

Retenção de líquidos

É muito comum as pessoas perceberem que estão retendo líquidos. O inchaço das pernas ao longo do dia, as marcas de pressão das meias ou sapatos, são alguns dos exemplos desse inchaço.

O inchaço, ou edema, é o resultado do extravasamento de líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai até o tecido subcutâneo. O edema normalmente gera uma pele de aspecto brilhante e compressível quando apertada. Vários problemas de saúde podem causar esse sinal, por isso é importante consultar um médico para encontrar a causa do inchaço.

Principais causas da retenção de líquidos

Existem mecanismos responsáveis pelo equilíbrio dos líquidos no corpo. Mais de 2 terços do nosso organismo é composto de água. Porém, os fluidos corporais, como o sangue, ficam nos compartimentos segundo a função que desempenham.

O desequilíbrio nesses mecanismos, como as variações de pressão, quantidades de sais presentes no corpo, proteínas presente no sangue, ação da força da gravidade, sedentarismo e outros fatores podem influenciar no surgimento do inchaço.

Outros problemas como renais, cardíacos, hepáticos, doenças da tireóide, uso de remédios anti-hipertensivos e reações inflamatórias, alteram a capacidade dos vasos de evitar o extravasamento de líquido.

618074 É preciso tomar muita água para acabar com a retenção de líquidos. Foto divulgação Retenção de líquidos: o que é, sintomas, como resolver É preciso tomar muita água para acabar com a retenção de líquidos. (Foto: divulgação)

Veja também retenção de liquido, o que é como tratar 

Sintomas da retenção de líquidos

Os indivíduos costumam perceber sinais de edema em regiões mais susceptíveis para o acúmulo de líquidos, como:

  • Nas pernas;
  • Costas de pessoas que ficam muito tempo deitadas;
  • Braços;
  • Regiões mais propensas à ação da força da gravidade.

Como tratar a retenção de líquidos

  • Tome muita água: a água atua no bom funcionamento dos rins, melhora a circulação e elimina as toxinas.
  • Pratique exercícios: praticar esportes melhora circulação sanguínea e ajuda no controle do peso.
  • Mantenha o corpo hidratado: os cosméticos relaxantes ajudam a ativar a circulação. Prefira os que têm cânfora e mentol.
  • Reduza o sal da comida: o primeiro passo é retirar o saleiro de cima da mesa, afinal ele é um convite aos excessos. Em seguida, diminua a quantidade de sal usada no preparo das receitas.
  • Utilize meias elásticas:elas facilitam a drenagem e acabam com a retenção dos líquidos.

    618074 A alimentação saudável ajuda a acabar com a retenção de líquidos. Foto divulgação Retenção de líquidos: o que é, sintomas, como resolver A alimentação saudável ajuda a acabar com a retenção de líquidos. (Foto: divulgação)

Veja também retenção de liquido, o que fazer contra o inchaço 

A retenção de líquidos é um problema que acomete grande parte das pessoas, podendo ser causada por vários fatores, dentre eles a alimentação rica em sódio. Para acabar com o problema é preciso aderir novos hábitos alimentares, tomar muita água, praticar exercícios físicos e apostar nas massagens que drenam os líquidos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.