Menu

Culinária

Atualizado em 21 de março de 2012, às 14:38 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receita de arroz de forno com requeijão

A receita é fácil de se prepara e economica, além de levar um item que faz parte da alimentação dos brasileiro: o arroz.
413615 Receita de arroz de forno01 Receita de arroz de forno com requeijãoO arroz faz parte da base alimentar dos brasileiros (Foto: Divulgação)

O arroz faz parte da base alimentar do brasileiro. Tradicionalmente esse grão é servido diariamente em restaurantes e está presente na mesa de famílias de classes sociais distintas. O item é de origem japonesa sendo cultivado no país há pelo menos 7 mil anos. No continente asiático é comum que as mães alimentem as crianças com uma espécie de mingau de arroz. Ainda recém-nascido, o bebê recebe um grão do alimento mastigado por sua mantenedora, como um ritual que significa a chegada da vida.

O arroz chegou ao Brasil através dos membros da navegação portuguesa, que tinham o hábito de usar esse alimento em suas refeições. Em solo nacional passou a ser consumido junto com o feijão, que já era cultivado no país recém-descoberto. Diante da criatividade do povo brasileiro, o cereal que não continha quase nenhum tempero quando servido, passou a ser utilizado como base de muitas receitas, como por exemplo, a que vamos ensinar hoje. O arroz de forno é rápido de se preparar, já que demora somente 30 minutos para a conclusão do prato, além de ser prático e fácil. Essa receita, que também é econômica, já que podemos utilizar sobras de arroz e legumes, rende aproximadamente quatro porções.

413615 Receita de arroz de forno02 Receita de arroz de forno com requeijãoO arroz de forno é uma delícia simples de se fazer (Foto: Divulgação)

Ingredientes

· 4 xícaras (chá) de arroz cozido
· 100 g de mussarela ralada
· 100 g de presunto cortado em cubos pequenos
· 1 cenoura ralada
· 2 colheres (sopa) de salsa picada
· 2 ovos
· 1 xícara (chá) de leite
· 1/2 pote de requeijão
· 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
· Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

O primeiro passo da receita é preparar o arroz branco como de costume. Você também pode utilizar o que sobrou na panela depois de uma refeição. Depois, em um recipiente coloque o arroz, a mussarela, o presunto, a salsa e a cenoura. Após misturar bem todos os ingredientes, distribua o alimento em um refratário untado com margarina. Em um liquidificador, bata os ovos, o leite, o requeijão, o queijo ralado, o sal e a pimenta. Agora é sé despejar a mistura sobre o arroz, levar no forno preaquecido a 200ºC durante, e deixar assar por 30 minutos ou até dourar, de acordo com a regulagem do seu fogão. Sirva o alimento quente, assim o queijo ficará derretido e a receita terá um sabor ainda melhor.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.