Menu

Imóveis

Atualizado em 5 de abril de 2012, às 0:54 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Reajuste Aluguel 2011 IGPM

76733 reajustealuguel 2011 Reajuste Aluguel 2011 IGPM

O reajuste do aluguel tem interferido no valor pago mensalmente pela locação de casas, uma taxa que aumenta a quantia que o locatário precisa pagar para manter as prestações em dia. O índice de inflação é responsável por reajustar o aluguel todos os anos e os brasileiros devem estar com os bolsos preparados para tal negócio.

Segundo alguns cálculos realizados até agora pelo IGPM (Índice Geral de Preços Mercado), o reajuste dos alugueis sofreu uma desacelerada em junho, comparado aos meses anteriores. No entanto, a taxa acumulada ao longo de doze meses já subiu 5,17% e alterou significativamente o valor das prestações do aluguel em todo o Brasil.

O aumento no valor do aluguel tem gerado um grande aborrecimento entre as pessoas, isso porque algumas prestações ultrapassam os limites do orçamento dos locatários. Com isso, está se tornando cada vez mais necessário a leitura atenta do contrato de locação, afinal, é esse contrato que determinará o valor do reajuste anual e as taxas de acréscimo.

Grandes centros de economia no Brasil, como a FGV (Fundação Getúlio Vargas), acreditam que o reajuste de 2010 varia 5,68% durante o ano. Os indicadores do IGP-M estão registrando quedas no ritmo de crescimento dependendo do item avaliado. Se o aumento já está sendo visível nas parcelas de 2010, as estimativas não são boas para 2011.

O cálculo do aluguel 2011 deve ser realizado logo no começo do ano, levando em conta o Índice IGPM 2011. O locatário passa a pagar um valor maior pelo aluguel a partir do mês que o contrato foi assinado no ano anterior, renovando o negócio de acordo com as taxas adicionais.

A tabela IGPM 2011 é fundamental para a realização dos cálculos, afinal, nelas estão pautados os reajustes efetuados mês a mês e com a soma total se tem o valor do cálculo. As vezes o valor é positivo e não sugere reajuste, mas quando a inflação está em alta, o locatário precisa pagar mais pelas prestações do seu aluguel.

Entre os principais índices de inflação que contribuem com a realização dos cálculos, destacam-se o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido pelo IBGE e o IPC cujo cálculo é gerado pelo FIPE. O reajuste aluguel 2011 IGPM segue essas regras, mas não se sabe ainda o percentual.

Veja como calcular o reajuste de aluguel 2011-2012

Para calcular o reajuste com exatidão, acesse o site Cálculo Exato clicando aqui. Feito isso, é só ir no link Aluguéis (Cálculo de reajustes e dívidas) e depois em  Reajuste de aluguel e aparecerá uma página com as informações iguais as que se encontra logo abaixo, aí é só preencher e seguir as instruções para fazer o cálculo do reajuste do seu aluguel.

76733 reajuste aluguel Reajuste Aluguel 2011 IGPM

76733 reajustealuguel Reajuste Aluguel 2011 IGPM