prouniportal.mec.gov.br, inscrições prouni 2012

PUBLICIDADE

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece a oportunidade de realizar um curso superior aos jovens e adultos de baixa renda no Brasil.

Criado em 2007, este programa do governo federal oferece bolsas de estudo, integrais ou parciais de 50% para que pessoas das chamadas classes C e D possam realizar o sonho de cursar uma faculdade.

Prouni como participar

Para usufruir do beneficio alguns requisitos devem ser cumpridos, como comprovação da renda familiar e a comprovação de ter estudado o ensino fundamental e médio em escolas públicas ou particulares com bolsa, além da participação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), pois é através da nota deste exame que os candidatos são selecionados.

PUBLICIDADE

Os candidatos que desejam concorrer à bolsas, devem ter em mente as exigências salariais familiares. São dois os tipos de bolsa oferecidas pelo programa, integral e parcial de 50%, sendo que, para a obtenção de bolsa integral o candidato deve comprovar renda familiar de até um salario e meio por pessoa e para a obtenção da bolsa de 50%, a renda familiar comprovada deve ser de até três salários mínimos.

A nota mínima obtida no ENEM aceita para a participação do Prouni é de 400 pontos, sendo que ao se inscrever o candidato concorre a bolsa com outros alunos candidatados. São duas opções, e para facilitar a obtenção da bolsa, todos os dias o MEC fornece a nota de corte atualizada, permitindo ao candidato modificar suas opções caso sua nota não esteja de acordo com a nota de corte da instituição selecionada.

Inscrição Prouni 2012

A inscrição para o processo seletivo Prouni 2012 deve ser feito através do site siteprouni.mec.gov.br, basta selecionar a opção de inscrição e fornecer seu numero de inscrição do ENEM 2011, CPF e senha do ENEM 2011.

Caso o candidato não se lembre do número de inscrição do ENEM, pode recuperá-lo através do site sistemasenem2.inep.gov.br acessando seu resultado através do CPF e senha.

Depois de acessado o sistema de inscrição da PROUNI basta seguir os passos indicados, confirmando o e-mail, então preencher o questionário socioeconômico e informar a renda familiar para ter acesso à página de inscrição das bolsas.

Quaisquer dúvidas sobre o sistema, basta acessar o site prouniportal.mec.gov.br. No portal do Programa Universidade Para Todos, você encontra todas as informações necessárias sobre documentações, exigências e legislação específica, além de respostas para perguntas frequentes.

PUBLICIDADE

As inscrições para o Prouni começaram no dia 14 de Janeiro e vão até o dia 19 de Janeiro. Esta pode ser sua chance de fazer a faculdade dos seus sonhos, não perca essa oportunidade.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.