Prouni inscrições e vagas 2016

PUBLICIDADE

A partir do próximo dia 19 de janeiro, começarão a ser recebidos os cadastros para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) em 2016. Saiba mais a respeito do Prouni inscrições e vagas 2016 na matéria a seguir, e fique bem informado para concorrer às oportunidades de ingresso no ensino superior.

Prouni inscrições e vagas 2016 (Foto: Divulgação)
Prouni inscrições e vagas 2016 (Foto: Divulgação)

Prouni inscrições e vagas 2016

Criado em 2004, pelo governo federal, o Prouni é um programa vinculado ao Ministério da Educação, que objetiva facilitar o acesso da população de baixa renda aos cursos superiores, através da concessão de bolsas de estudo em instituições de ensino superior da rede privada. As bolsas de estudo podem ser do tipo parcial, cobrindo 50% do valor da mensalidade (o restante pode ser complementado com o Fies, por exemplo), e do tipo integral (nesse caso, o estudante não precisa pagar nenhum valor relativo à mensalidade). Veja mais sobre Prouni inscrições e vagas 2016 aqui no artigo.

Veja aqui também: PROUNI 2016 Inscrições, Dúvidas e Calendário

PUBLICIDADE
As inscrições para as bolsas do Prouni serão feitas pela internet (Foto: Reprodução site Prouni)(Foto: Divulgação)
As inscrições para as bolsas do Prouni serão feitas pela internet (Foto: Divulgação)

Conheça as novas regras para Fies e Prouni

As inscrições para o Prouni primeiro semestre de 2016 serão realizadas em etapa única, através do site oficial do programa, http://prouniportal.mec.gov.br , a partir do dia 19 de janeiro. Os candidatos terão até o dia 22/01, às 23h59min para se inscrever nessa primeira edição do Prouni em 2016 e concorrer às vagas do primeiro semestre, lembrando que o cadastro é totalmente gratuito.

Candidatos de todo o Brasil podem concorrer às bolsas de estudo (Foto: Divulgação)
Candidatos de todo o Brasil podem concorrer às bolsas de estudo (Foto: Divulgação)

Como se inscrever no Prouni 2016

Para iniciar o cadastro na página, você deverá utilizar o número de inscrição e a senha da edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além do seu CPF. Ou seja, só podem concorrer às bolsas do Prouni 2016 quem fez o ENEM 2015. Após fazer login no sistema, você já poderá pesquisar as instituições de ensino superior com vagas disponíveis no Prouni 2016 e se candidatar para o curso de graduação ou sequencial de formação específica desejado.

Leia mais aqui: PRONATEC 2016: Inscrições, cursos e vagas

O Prouni já permitiu que milhares de alunos concluíssem o ensino superior (Foto: Divulgação)
O Prouni já permitiu que milhares de alunos concluíssem o ensino superior (Foto: Divulgação)

Pré-requisitos Prouni

Para participar do processo seletivo do Prouni 2016 primeiro semestre, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco notas do ENEM 2015. Também é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do exame. Outros pré-requisitos Prouni são ter cursado o nível médio integralmente em escola da rede pública, ou como bolsista integral em escola particular, ou então ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, na condição de bolsista integral.

PUBLICIDADE

Portadores de necessidades especiais e professores da rede pública de ensino, atualmente no exercício da educação básica, interessados em bolsas para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, também podem participar da seleção. Há ainda os requisitos referentes à renda (exceto para os professores). No caso das bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar mensal, por pessoa, de no máximo um salário mínimo e meio, enquanto para as bolsas parciais, a exigência é de até três salários mínimos mensais por integrante da família.

O Prouni tem novas regras desde 2015 (Foto: Divulgação)
O Prouni tem novas regras desde 2015 (Foto: Divulgação)

Novas regras Prouni 2016

Quem for se candidatar às bolsas de estudo do programa deve ficar atento também às novas regras Prouni 2016. É que o Ministério da Educação proibiu o uso simultâneo do Prouni e do Fies para os casos de:

– Bolsista parcial do Prouni que desejar solicitar o Fies para financiar outro curso e em faculdade distinta.

– Bolsista parcial do Prouni que utiliza o Fies para o mesmo curso e a mesma instituição, mas a soma dos benefícios resulta em valor superior aos encargos educacionais com desconto.

– Bolsista integral do Prouni que quer usar o Fies para pagar um curso diferente do atual, ao mesmo tempo.

PUBLICIDADE

Conforme as novas regras, o candidato só poderá solicitar o Fies para complementar a bolsa parcial do Prouni se for para o mesmo curso e na mesma faculdade/universidade.

Outros esclarecimentos podem ser obtidos ainda por meio do telefone 0800-616161.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.