Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Principais erros cometidos em uma entrevista de emprego

Saiba quais as principais falhas e aprenda com elas a não errar também. Confira como deve se portar nesse momento tão importante.
 

Estar à procura de uma nova chance no mercado de trabalho requer alguns cuidados que devem tomados desde a elaboração do currículo até o momento de estar frente a frente com o selecionador. As falhas acontecem exatamente aí, por isso, saiba quais são os erros mais comuns em uma entrevista de emprego.

O erro mais recorrente é aquele em que o candidato mente, colocando qualificações inexistentes em seu currículo. No momento da entrevista de emprego, isso já é identificado pelo entrevistador e torna-se fatal. Para piorar a situação, muitas vezes, aquele que está atrás de uma vaga é testado na prática, como por exemplo, em ocasiões em que é colocado de frente para o computador, para mostrar se sabe mesmo um determinado programa. Portanto, coloque no papel somente aquilo que realmente entende, assim como cargos que já foram ocupados.

 

Uma outra falha bem comum cometida em entrevista por quem está buscando um emprego é a sua posição em relação ao trabalho anterior e o motivo pelo qual está procurando um novo. É nesse momento que o selecionador faz aquela pergunta clássica “Por que você está buscando uma nova chance no mercado?” e aí o candidato se atrapalha, fala mal do antigo serviço e ainda inventa mil e uma respostas para justificar a sua presença ali, enquanto deveria responder simplesmente que quer crescer na carreira e que busca algo melhor.

A entrevista de emprego é o primeiro contato que aquela empresa está tendo com o futuro funcionário, mesmo sendo feito por uma consultoria contratada para selecionar os interessados em uma oportunidade. Portanto, a expressão verbal é tão importante quanto à aparência na roupa. Usar a língua portuguesa corretamente, deixar as gírias de lado, saber desenvolver o raciocínio muito bem são detalhes que devem ser considerados, da mesma forma que estar vestindo roupas adequadas, tais como esporte fino. Não significa que o candidato deva ir de terno e gravata, mas usar o bom senso como um vestuário sóbrio é o que importa. Portanto, para não cair no erro, fique atento a esses dois aspectos.

Chegar atrasado à entrevista de emprego é um erro muito comum. A dica para não passar por isso é simplesmente a organização: saiba exatamente o local onde ela vai acontecer, veja as linhas de ônibus que passam por perto, assim como trem e metrô, além da existência de estacionamento. E claro, chegue bem antes do combinado, pois é melhor ficar esperando do que ficar a mercê dos acontecimentos. Já imaginou ter de ficar preso em um engarrafamento porque exatamente no dia do processo seletivo houve aquele acidente que deixou o trânsito parado?

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL