Plano de estudo para concurso público, passo a passo

PUBLICIDADE
Sem investir em um bom cronograma de estudos, você dificilmente vai conseguir alcançar o resultado que deseja.

Até o final do ano, o Brasil deve oferecer milhares de vagas em concursos públicos. Por isso, se você está de olho em alguma oportunidade, comece a se preparar desde já. Sem investir em um bom cronograma de estudos, você dificilmente vai conseguir alcançar o resultado que deseja.

E o primeiro passo para você dar início a sua preparação para o exame é fazer um planejamento. Ele deve conter os dias e os horários que serão dedicados a cada matéria. Além disso, o planejamento precisa ser elaborado antes mesmo da seleção ser anunciada, para que você tenha mais tranquilidade durante o período de estudo.

Um planejamento bem organizado é importante para eliminar o conflito entre estudar e estar preocupado com outras tarefas. Até mesmo as pessoas com quem você convive vão aprender a respeitar os seus horários e entender que não devem lhe interromper quando estiver com a cara nos livros.

PUBLICIDADE

Passo a passo

Na hora de montar o seu planejamento, lembre-se de anotar os dias e os horários que serão dedicados a cada matéria.

Coloque o seu cronograma numa folha de papel ou no computador, com os dias da semana e do mês que você pretende estudar. Aproveite para assinalar os seus compromissos fixos, como trabalho e aulas, e veja quanto tempo restará para você dedicar aos estudos.

Quem nunca teve uma rotina de preparação muito puxada, deve começar com 1h30 a 2h de estudo por dia e aumentar esse tempo aos poucos. Se você não trabalha, separe um pequeno período pela manhã e outro à tarde.

Os especialistas no assunto também orientam o candidato a fazer algum tipo de atividade física de manhã, antes de começar, ou entre os turnos da tarde e da noite. Ele ainda não deve se esquecer de se alimentar de três em três horas e de dar uma pausa depois do almoço para relaxar.

Seu cronograma também deve incluir um tempinho para lazer e descanso.

Não existe um cronograma padrão para você seguir. O ideal é ajustar o período de estudo de acordo com o seu ritmo pessoal, sempre respeitando os horários estabelecidos para estudo e descanso. Já aqueles que trabalham precisam criar uma estratégia para aproveitar o tempo disponível. Separar o turno da noite e os finais de semana pode ser uma boa alternativa. O importante é não ficar se lamentando por ter que se dividir entre estudo e trabalho, pois a maioria dos candidatos também se encontra nesta mesma situação.

PUBLICIDADE

No que diz respeito às matérias, comece sempre pelas mais básicas ou, caso esteja frequentando algum cursinho, siga a sequência do conteúdo ministrado em sala de aula, para garantir um maior aproveitamento. E não se esqueça de manter uma regularidade, pois é o seu esforço e dedicação que vão garantir o seu sucesso.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.