Search

Planejamento de estudos para concurso

Crie uma rotina de estudos e comece a estudar assim que o edital for divulgado para não perder tempo.
Google plus
A preparação é fundamental para o sucesso no concurso público (Foto: Divulgação)

Um cargo público é sinal de estabilidade. Esse fator e o salário acima da média para a maioria dos cargos são os responsáveis pela grande concorrência. Mas para ser aprovado em um processo de seleção por meio de concurso público é necessário muito estudo e dedicação. Para conquistar um cargo público é necessário determinar um tempo do seu dia para estudar. O tempo para praticar deve ser determinado de acordo com a sua capacidade de concentração e absorção da informação. Não adianta ficar horas lendo se não se lembrar de nada depois. É melhor estudar uma hora por dia e aprender de verdade do que 2h e não se lembrar nem da primeira hora.

A rotina de estudos deve ser respeitada, porém fazer pausas de 15 minutos a cada 1h30, ou no máximo 2h. Se você criar rotinas de estudos em turnos diferentes dê uma pausa maior entre os turnos de pelo menos 1h. Durante o intervalo descanse a mente escutando música ou até mesmo assistindo televisão. Se der para praticar uma atividade física o faça. Só não vale burlar a pausa e ler, mesmo se o livro não tiver a ver com a matéria de estudo, pois a mente continuará operando, e a visão também, ambas em sua potência quase máxima.

Busque em livros e apostilas matérias solicitas no edital do concurso (Foto: Divulgação)

Para estudar o que realmente importa para o concurso público, veja as provas anteriores. Se o processo seletivo estiver em sua primeira edição, leia atentamente o edital, pois nele irá constar o que cairá na avaliação. Vale a pena também pesquisar provas de processos seletivos para cargos do mesmo nível e similar ao que você pretende participar. Observe o raciocínio utilizado na resolução das questões específicas para o cargo e busque apostilas na internet com um conteúdo parecido. É importante começar a rotina de estudos assim que o edital é publicado, para você ganhar tempo.

Organize o seu tempo (Foto: Divulgação)

Muitos concursos públicos possuem apostilas, que são comercializadas pela empresa promotora do concurso, ou companhias especializadas em apostilas para concursos, que reúnem questões e disciplinas especificas para concurso que deseja prestar. Avalie esse conteúdo e aproveite a apostila para focar no estudo. Agora que você já sabe como proceder para ter sucesso em um concurso é só colocar o estudo em prática e focar no resultado positivo para conquistar uma vaga em um órgão público.


Google plus


Este artigo possui 2 comentários

  1. CRISTIANI
    Publicado em 13/01/2012 às 2:37 PM [+]

    Alerta ao MundoDasTribos,

    Peço-lhes encarecidamente que façam a devida correção no texto acima, entitulado “Planejamento de estudos para concurso”.

    Não creio que não haja pessoal ou departamento responsável pela revisão do material que vocês disponibilizam na internet ou outros meios de comunicação.

    Eis qual não foi o meu espanto e causa do meu desânimo em continuar lendo a matéria quando, na primeira linha, deparei-me com a seguinte frase: “Um cargo público é sinal de instabilidade”.

    Como assim? INSTABILIDADE é um dos atrativos para a participação em concursos públicos?

    Fica a dica. Mais atenção com a redação a ser publicada e divulgada.

    Atenciosamente,

    Cristiani

  2. Francisco Junior
    Publicado em 15/03/2012 às 10:14 AM [+]

    Cristiani, primeiramente nos desculpamos por tamanho erro, e realmente temos uma equipe que faz as correções para os post, assim publicados. Porem após ler seu comentário isso será passado imediatamente para a gerencia do MT e realmente nos desculpe por tal erro!

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top