Curiosidades

Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach

Leia a matéria “Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach” e aprenda tudo sobre essa data tão importante para o povo judeu. O judaísmo tem a sua própria tradição para celebrar a páscoa, contando com diversos rituais e até mesmo alimentos típicos, ou seja, que são preparados especialmente para essa ocasião. A Páscoa Judaica é comemorada pelos judeus, que festejam através do Pessach que é a celebração do povo judeu dos anos de escravidão no Egito. Para os Judeus a páscoa e a celebração do Pessach dura oito dias. Segundo consta nos ensinamentos do judaísmo, a páscoa é um período de renovação, mas não tem qualquer tipo de vínculo com a proposta do cristianismo.

Páscoa Judaica Comemoração do Pessach (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)
Páscoa Judaica Comemoração do Pessach (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)

Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach

Os judeus costumam participar de uma série de rituais para a páscoa e relembram o chamado que Abrão recebeu de Deus em sua trajetória. A data comemorativa se destaca como uma das mais importantes do calendário judaico porque comemora a libertação do domínio egípcio. A partir desse episódio, várias tradições passaram a fazer parte da cultura dos judeus. Conheça mais sobre a Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach. No tópico a seguir você conhecerá os significados dos principais símbolos e os rituais mais marcantes na hora de celebrar a data.

Pratos típicos variam de região para região (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)
Pratos típicos variam de região para região (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)

Leia mais informações sobre: Páscoa judaica: como é comemorada

Símbolos da Páscoa Judaica

Para quem não sabe, a Páscoa Judaica é repleta de símbolos, principalmente na alimentação. Normalmente as mesas são decoradas com velas acesas e os alimentos são colocados a mesa, estes simbolizam a história dos judeus são colocados na Keará, um prato especial que fica em frente ao lugar onde senta o chefe da família.

Mesas são sempre bem feitas em datas especiais (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)
Mesas são sempre bem feitas em datas especiais (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)

A comemoração continua, ao lado do Keará é colocada uma vasilha com água salgada que representa as lágrimas que foram derramadas no período da escravidão. A páscoa judaica é totalmente simbólica, desde a escolha dos alimentos para as refeições até os hábitos que são praticados durante o período de Pessach. Até mesmo narrativas são recontadas pelos judeus aos seus familiares para reforçar o sentido de toda comemoração.

Comemoração Pessach

Na páscoa, judeus se reúnem (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)
Na páscoa, judeus se reúnem (Foto: Reprodução/Coisas Judaicas)

Na comemoração Pessach o alimento básico é a Matzá, que parece com uma bolacha não fermentada feita de farinha de trigo e água, sem sal nem açúcar. O Matzé é relembrado como o pão da miséria que foi comido no Egito, no caso a pressa de fugir do faraó era tanta, que o pão não fermentou.

Como tradição no Pessach durante os oito dias de comemoração é proibido beber, comer ou ter em casa qualquer alimento do tipo fermentado, O pão, e qualquer outra massa, é substituído pela Matzá.

Receitas Judaicas

Gefilte fish

Saiba como fazer esse bolinho delicioso (Foto: m de Mulher/Abril)
Saiba como fazer esse bolinho delicioso (Foto: m de Mulher/Abril)

Esse refogado vai exigir um tempinho para ser feito, dentro de 40 a 45 minutos, mas é uma delícia e super fácil de ser feito. Vamos aos ingredientes?

Você vai precisar de:

250 g de carpa limpa (guardar rabos e cabeças)
250 g de traíra limpa (guardar rabos e cabeças)
3 cebolas grandes cortadas em rodelas médias
4 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de matzá (você encontra em locais específicos que vendem vários tipos de farinhas)
250 ml de óleo
2 litros de água· 1 cenoura fina
1 pitada de pimenta-branca
1 colher (sobremesa) de açúcar
Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela funda, você pode colocar o óleo e refogar a cebola em rodelas médias e a cenoura inteira (deixe a outra metade da cebola para será usada no caldo). Moa os peixes (não use as cabeças e os rabos). Utilize metade das cebolas refogadas para moer também. Em um recipiente, você deve temperar o peixe com pimenta, açúcar, sal e ovos. Misture e acrescente agora a farinha de matzá. Mexa até ficar com textura firme e agora reserve

Para fazer o caldo, utiliza a água com cebolas, cenoura, rabos e cabeças, açúcar, sal, pimenta. Ferva tudo em fogo alto por uma hora e depois faça os bolinhos e ferva com o caldo.

Varenike

Fácil fazer esta receita judaica (Foto: m de Mulher/Abril)
Fácil fazer esta receita judaica (Foto: m de Mulher/Abril)

Essa receita é deliciosa e você pode fazer na páscoa também. Para isso, você vai precisa de uma lista de ingredientes para a massa, recheio e molho. Vai dar água na boca. Saiba como fazer agora:

Massa:
100 g de farinha de trigo branca
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 ovo
1 colher (chá) de sal

Molho:
1 cebola cortada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de açúcar comum

Recheio:
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de pimenta do reino
2 batatas
1 colher (chá) de noz moscada

Modo de Preparo

Junte o ovo com a farinha trigo e sove a massa até ficar homogênea, agora deixa ela descansar coberta por uma hora. Em seguida coloque as batatas para cozinhar sem casca e depois, esprema-as até formar um purê, junte a noz moscada e sal, reserve.

Agora é a vez de abrir a massa em uma espessura não muito fina e cortar em formato redondo usando um copo. Recheie a massa com a batata fazendo-o em formato de bolas, molhando a ponta da massa com um pouco de água e lacre. Para o molho, em uma frigideira pequena junte a manteiga, a cebola cortada em cubos pequenos e o açúcar deixe dourar e caramelar por 7 minutos. Agora, para finalizar, cozinhe a massa rapidamente em água fervente, retire e sirva em um prato fundo.

Caso queiram deixar alguma contribuição sobre a Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach, deixe seu comentário.

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *