Menu

Notícias

Atualizado em 31 de março de 2011, às 16:06 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach

pascoa judaica pessach Páscoa Judaica | Comemoração do Pessach

A Páscoa Judaica é comemorada pelos judeus, que festejam através do Pessach que é a celebração do povo judeu dos anos de escravidão no Egito. Para os Judeus a páscoa e a celebração do Pessach dura oito dias. Segundo consta nos ensinamentos do judaísmo, a páscoa é um período de renovação, mas não tem qualquer tipo de vínculo com a proposta do cristianismo.

Os judeus costumam participar de uma série de rituais para a páscoa e relembram o chamado que Abrão recebeu de Deus em sua trajetória. A data comemorativa se destaca como uma das mais importantes do calendário judaico porque comemora a libertação do domínio egípcio. A partir desse episódio, várias tradições passaram a fazer parte da cultura dos judeus.

Símbolos da Páscoa Judaica

Para quem não sabe, a Páscoa Judaica é repleta de símbolos, principalmente na alimentação. Normalmente as mesas são decoradas com velas acesas e os alimentos são colocados a mesa, estes simbolizam a história dos judeus são colocados na Keará, um prato especial que fica em frente ao lugar onde senta o chefe da família.

A comemoração continua, ao lado do Keará é colocada uma vasilha com água salgada que representa as lágrimas que foram derramadas no período da escravidão.

A páscoa judaica é totalmente simbólica, desde a escolha dos alimentos para as refeições até os hábitos que são praticados durante o período de Pessach. Até mesmo narrativas são recontadas pelos judeus aos seus familiares para reforçar o sentido de toda comemoração.

Comemoração Pessach

Na comemoração Pessach o alimento básico é a Matzá, que parece com uma bolacha não fermentada feita de farinha de trigo e água, sem sal nem açúcar. O Matzé é relembrado como o pão da miséria que foi comido no Egito, no caso a pressa de fugir do faraó era tanta, que o pão não fermentou.

Como tradição no Pessach durante os oito dias de comemoração é proibido beber, comer ou ter em casa qualquer alimento do tipo fermentado, O pão, e qualquer outra massa, é substituído pela Matzá.

Caso queiram deixar alguma contribuição sobre a Páscoa Judaica deixe seu comentário.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.