Menu

Bem Estar

Atualizado em 3 de abril de 2012, às 17:15 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Papel de parede: como remover

A remoção do papel de parede requer alguns cuidados, mas pode ser feita por qualquer pessoa. Veja quais os materiais são necessários e aprenda a remover o produto.
421334 papel de parede como remover Papel de parede: como removerDesde que se tome alguns cuidados, qualquer pessoa pode remover o papel de parede

Quando você está pensando em mudar o visual da casa, sem fazer nenhuma obra, um bom começo pode ser renovar o papel de parede, principalmente se ele já estiver sendo utilizado há bastante tempo.

A remoção do papel do parede pode parecer um pouco difícil de ser realizada, ainda mais se a área que ele ocupa for grande, mas seguindo alguns truques a tarefa pode se tornar mais fácil, sem a necessidade de contratar um profissional especializado nesta área.

Qualquer pessoas pode fazer a remoção, tomando cuidado para não danificar a parede e nem tomar choques elétricos, no caso dos papéis instalados ao redor de tomadas e interruptores de energia.

Materiais necessários

421334 papel de parede como remover 1 Papel de parede: como removerA água deve ser usada para umedecer o papel de parede, facilitando a sua remoção

- Balde

- Água morna em quantidade suficiente para umedecer a área total em que o papel estiver aplicado

- Espátula de plástico (preferencialmente) ou raspador de parede

- Pano

- Jornais velhos para forrar o chão

Como fazer

421334 papel de parede como remover 2 Papel de parede: como removerTome cuidado durante a raspagem, para não estragar a parede

Antes de começar, retire objetos e móveis próximos à parede e forre o chão usando jornais velhos, para facilitar a limpeza assim que o serviço estiver acabado e para não molhar pisos de madeira e carpetes. Em seguida, comece levantando uma pequena faixa do papel de parede, puxando no canto, para verificar se ele descola fácil ou se a cola está dura. Se o material for do tipo vinílico, você deve retirar a capa plástica puxando com a mão.

Logo após é preciso começar o processo de umedecimento da parede. Molhe o pano (ou uma esponja) na água morna do balde e espalhe a água por toda a extensão do papel parede. Aguarde alguns minutos e repita o processo, esperando mais alguns minutos até que o papel esteja totalmente úmido.

Assim que notar o umedecimento total do papel de parede, você pode começar a remoção, usando a espátula ou o raspador, tomando cuidado para não danificar a parede. Quando terminar, limpe a parede com água, eliminando os resíduos que ficarem, e aguarde até que ela seque completamente antes de aplicar um novo revestimento.

Caso o papel esteja aplicado ao redor de interruptores e tomadas, desligue a energia no quadro geral da casa antes de retirar o espelho do interruptor ou tomada para fazer a raspagem.

Outras opções

421334 papel de parede como remover 3 Papel de parede: como removerUm vaporizador elétrico também pode ser usado durante a remoção

Além deste método que citamos, existem outras opções para remover o papel de parede. Uma delas é usar removedores de papel ao invés da água morna para umedecer o papel de parede. Neste caso basta substituir a água por este material. O restante do procedimento é o mesmo.

Há também a possibilidade de usar o método da vaporização. Os vaporizadores elétricos, que são encontrados em lojas de aluguel de ferramentas, são colocados próximos à parede para amolecer o papel. Depois de alguns instantes, basta fazer a raspagem.