Menu
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > O que é a Quaresma

Entenda melhor o significado da quaresma, um período marcado por recolhimento, sacrifícios e orações.

Dia 26 de março: Dia do chocolate e do cacau

[29/02/2016]

Dicas para presentear na Páscoa

[29/02/2016]

Muitas pessoas se perguntam o que é a quaresma? E hoje preparamos um artigo falando exatamente sobre este assunto, já que a páscoa está chegando. A quaresma é um período que se inicia na quarta-feira de cinzas e chega ao fim no Domingo de Ramos. Ao longo de aproximadamente 40 dias, os católicos costumam se recolher e levar uma vida mais tranquila em respeito a Jesus Cristo. Muitos fiéis aproveitam a ocasião para ficar em jejum e cumprir com penitências.

O que é a Quaresma (Foto: Exame/Abril)

O que é a Quaresma (Foto: Exame/Abril)

O que é a Quaresma

Durante a quaresma, os cristãos se preparam para o grande acontecimento da páscoa, que simboliza a ressurreição de Cristo. Os dias que transcorrem influenciam nas cerimônias religiosas, como prova a leitura do Evangelho que guia os assuntos abordados em cada missa.  Por isso, independentemente da sua religião é importante sabe o que é a quaresma.

Leia mais informações sobre: Mensagem de Páscoa

O sentido dos 40 dias

Os dias da quaresma são importantes para fazer reflexões e buscar o crescimento espiritual. As atitudes de fé se tornam mais frequentes entre os católicos, além do que a mensagem bíblica passa a ter um significado ainda mais especial no período que antecede a Páscoa.

Data é importante para igreja católica (Foto: Exame/Abril)

Data é importante para igreja católica (Foto: Exame/Abril)

Para demonstrar que estão no clima da quaresma, as pessoas costumam abrir mão de algumas coisas que apreciam durante o período de 40 dias. Desta forma, é bastante natural encontrar fiéis que deixam de consumir o alimento favorito ou deixam de lado um determinado vício, como cigarro ou bebida alcoólica. A renúncia requer autodisciplina para superar as provações sofridas e cumprir com a penitência.

Origem da palavra

É tempo de reflexão sobre nossas atitudes (Foto: Exame/Abril)

É tempo de reflexão sobre nossas atitudes (Foto: Exame/Abril)

A palavra quaresma é originária do latim e ocupa papel de extrema importância no calendário do catolicismo. Este período sagrado sofreu algumas mudanças com o passar dos séculos, sobretudo no que diz respeito aos valores. Hoje a ideia que os fiéis possuem da quaresma é mais sacramental do que antigamente, quando a penitência se apresentava como um meio de lembrar o arrependimento, de maneira rígida e severa.

Leia mais informações sobre: Carnaval – história, origem, curiosidades

Os 40 dias no deserto

Os católicos ‘contemporâneos’ que participam ativamente da quaresma buscam formas de provar a fé através dos esforços, sendo assim recompensados com uma benção de Deus. Eles não se arrependem dos pecados apenas nestes 40 dias, na verdade eles aproveitam o período para pensar mais em Deus, nos sacrifícios de Jesus Cristo e na glória da ressurreição. Como diz a bíblia, não basta apenas jejuar ou abdicar de coisas que aprecia para se perdoado, tudo deve levar em conta o ‘dom da justiça’.

Igreja católica explica datas como a Páscoa (Foto: Exame/Abril)

Igreja católica explica datas como a Páscoa (Foto: Exame/Abril)

A quaresma também é associada aos 40 dias que Jesus passou no Deserto para se preparar para a sua grande missão. O período foi marcado por recolhimento e oração do filho de Deus, para que ele pudesse vencer as tentações do Diabo e se encontrar com o Pai. Nas escrituras sagradas Jesus também propõe que o sacrifício seja feito de forma discreta, sem que o indivíduo se gabe da sua renúncia e se considere melhor do que os outros.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL