Tecnologia

Nova busca social do Facebook: como usar

Por Andre

O Facebook acaba de lançar uma nova ferramenta para os seus usuários, que permitirá a realização de buscas baseadas nas conexões e dados dos seus mais de um bilhão de membros registrados em todo o mundo.

A nova busca social do Facebook traz ferramentas interessantes para os usuários (Foto: Divulgação)

Intitulada “Graph Search”, a nova busca social do Facebook possibilita pesquisar pelos conteúdos compartilhados e curtidos, como fotos, músicas, vídeos e interesses. É possível também cruzar vários tipos de informações, como procurar por pessoas que curtiram uma fanpage de futebol e que estiveram na final da Copa do Mundo de 2010, por exemplo.

O objetivo principal da busca social do Facebook é facilitar a navegação dos usuários pela grande quantidade de informações disponíveis na rede social criada por Mark Zuckerberg, que conta atualmente com cerca de 240 bilhões de fotos e um trilhão de conexões.

Facebook Gifts: Facebook cria loja de presentes

Recursos da nova busca social do Facebook

Os resultados são apresentados em forma de gráfico, diferente de outras plataformas de pesquisa (Foto: Divulgação)

Diferentemente da busca de informações na internet realizada pelo Google, a Graph Search do Facebook pesquisa “apenas” nos conteúdos postados em sua base de dados, nas quatro áreas citadas anteriormente. Futuramente, a ideia é que as pesquisas possam ser realizadas também em comentários, posts e ações dos usuários.

Apesar de ainda estar na fase beta, a nova busca social do Facebook já conta com diversos recursos, entre os quais cerca de 40 tipos de filtros, que servem para refinar a pesquisa. Outro diferencial da ferramenta está na apresentação dos resultados, que se dá na forma de gráficos.

Para garantir a privacidade, os conteúdos classificados como “privados” não serão exibidos nos resultados da busca.

Lutando contra as humilhações na rede social: Facebook lança ferramenta contra bullying

Como usar a Graph Search do Facebook

Mark Zuckerberg participou da apresentação da Graph Search, que já está disponível para a versão em inglês da rede social (Foto: Divulgação)

Para usar a Graph Search, basta localizar a nova barra de pesquisas que aparece no topo da página inicial do Facebook. Nela, você deve digitar o que deseja pesquisar, lembrando que não precisa necessariamente ser através de palavras-chave. É possível usar uma linguagem mais informal, como “pessoas que moram em São Paulo e que gostam de jogar truco”, por exemplo.

Inicialmente, a nova busca social do Google estará disponível somente para quem usa a rede social em inglês. Os interessados em acessá-la podem se cadastrar no site www.facebook.com/about/graphsearch, para conhecerem outros detalhes e serem avisados quando ela estará disponível em seu perfil.

Recomendado para você

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *