Menu

Criança

Atualizado em 1 de maio de 2011, às 11:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mobile para Berço Artesanal

móbiles para berço de bebê.jpg Mobile para Berço Artesanal

Quartos de bebês são geralmente os cômodos mais delicados da casa, principalmente quando o assunto é decoração. Independente do sexo da criança, os detalhes, as cores, a temperatura, os móveis, as luzes e os acessórios são checados mais e uma vez pelos pais para que todo o conforto e beleza sejam garantidos. Somente neste cômodo estão depositadas todas as atenções do casal, e, com uma mãe presente, as chances são grandes de o quarto possuir todo tipo de enfeite.

E para o berço do bebê há uma grande variedade de móbiles para enfeite. Com a possibilidade de ser temático com o que o que o bebê mais gosta (ou, que os pais acham que o bebê virá a gostar), os móbiles são cada vez mais feitos pelos pais da criança. Com muito cuidado e atenção, é possível construir um belo acessório para enfeitar e entreter a criança no berço. Na internet encontram-se os mais variados tipos de móbile, todos feitos artesanalmente. Abaixo, vão algumas dicas encontradas no site O artesanato (www.oartesanato.com), onde é possível encontrar instruções de diversos materiais e peças para enfeite.

Um dos modelos fáceis para se criar é o móbile colorido de papel. Como parte do processo, primeiramente, para construir este tipo, é preciso separar todo o material necessário. Você vai precisar de papeis coloridos, fio de náilon, cola em barra, cartolina grossa e linha. Para começar a montar, corte uma tira de cartolina com as seguintes medidas: três centímetros de largura pelo comprimento que desejar. Com a tira cortada, será feito um aro juntando as extremidades, que pode ser feito com cola, grampeado ou com fita adesiva. Esta tira, que agora é um aro, servirá como base para o móbile, portanto, a largura da base estará de acordo com o comprimento escolhido.

Com o papel colorido, você pode cortar vários círculos (ou formas que preferir) de diferentes tamanhos. A forma que cortar deve possuir pelo menos um par, de preferência de mesma cor, pois duas formas iguais serão utilizadas para serem coladas. Ao terminar as formas, pegue uma linha grossa e dobre a pela metade. As extremidades da linha serão coladas ao verso de uma das formas. Depois, uma nova forma será colada para cobrir as costas da primeira, escondendo a colagem e se parecendo com um colar. Atente-se, claro, ao tamanho da corda, par que ela fique próxima ou afastada da base.

Repita o processo para quantos círculos ou formas você desejar pendurar. Com isso, há duas opções para expor as formas coloridas. A base pode passar pelo vão que as formas se tornaram (parecendo um colar), ou, se caso a base já estiver colada, você pode montar um laço simples, passando o círculo dentro, prendendo-o. Ponha quantos círculos desejar e, para finalizar, e só usar o fio de náilon, amarrado à base, para dependurar onde quiser.

Outra idéia de móbile é o temático com números e/ou letras. Para criar, este é o material necessário: letras e/ou números em madeira, tinta para madeira, furadeira com broca fina, um aro de madeira, linha transparente. O passo-a-passo é simples: faça um furo pequeno em cada um dos números/letras que serão pendurados. Pinte-as com a(s) cor(es) que desejar, com ou sem enfeites colados. Depois, o aro de madeira também deve conter a quantidade de furos necessária para sustentar os números/letras. Depois, com a tinta seca, utilize a linha para pendurar cada letra/número ao furo do aro. O móbile está pronto e só precisa ser posto no berço.