Menu

Saúde

Atualizado em 19 de janeiro de 2012, às 16:30 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Mitos e verdades sobre os adoçantes

Na hora de adoçar um cafezinho, ou um suco, muitas pessoas utilizam adoçante. Veja os mitos e as verdades em relação a essa substância.
379709 colher adocante1 Mitos e verdades sobre os adoçantesOs adoçantes, tanto em pó quanto líquidos, possuem diversas vantagens quando consumidos numa quantidade segura.

Para fugir do temível açúcar, muitas pessoas optam pelo uso de adoçantes para realizar a função de adoçar os alimentos. Porém, devido ao seu uso indiscriminado, surgiram imensas dúvidas entre seus consumidores. A partir disso, mostraremos o que é verdade e o que é mito quando se trata dessa substância tão utilizada em nosso meio.

Por conter baixa caloria, é possível ingerir doses abusivas do adoçante?

Como qualquer outra substância do gênero, o adoçante também deve ser consumido de forma moderada. Uma forma simples de saber qual a quantidade desse líquido que pode ser ingerida diariamente, sem causar danos a nossa saúde, é multiplicar a quantidade de determinado adoçante pelo peso corporal.  Por exemplo, uma pessoa de mais ou menos 60Kg pode consumir até 2.200mg de aspartame (principal componente da substância em questão). Esse cálculo colabora no controle e evita seu excesso.

Os adoçantes podem causar câncer?

O adoçante, quando consumido em excesso, pode ser tóxico ao organismo. Dessa forma, pode aumentar o risco de aparecimento de câncer. Porém, isso ainda não foi cientificamente comprovado.

379709 adoçante Mitos e verdades sobre os adoçantesO adoçante é muito utilizado no café.

O adoçante pode engordar

O açúcar colabora com o aparecimento do efeito de saciedade, diferente do adoçante. Isso ocorre porque ele não tem ação sobre os neurotransmissores, que proporcionam a sensação de bem-estar. Por isso, pode haver uma ingestão exagerada que colabora com o aumento de peso.

Os adoçantes podem ser consumidos por qualquer pessoa, incluindo as crianças

Diferente do que muita gente pensa, os adoçantes podem ser consumidos por qualquer tipo de pessoa, desde que seja respeitado o limite diário recomendado. A única proibição está relacionada aos portadores de fenilcetonúria. Neste caso, seu uso está contra-indicado devido à presença do aspartame, que acarreta retardo mental aos indivíduos que possuem a doença.

O âmbito de pessoas que fazem uso desse alimento é muito variado, porém é mais comumente consumido por obesos, pessoas em sobrepeso e portadores de diabetes. Além disso, é muito indicado para aquelas pessoas que desejam manter o peso ideal.

As grávidas devem ter maior cuidado

Ainda não existem dados que comprovem o aumento de risco de malformações fetais entre as gestantes que consomem aspartame. Porém, para evitar qualquer transtorno futuro, apenas as grávidas diabéticas são orientadas a consumi-lo.

379709 como controlar diabetes04 Mitos e verdades sobre os adoçantesPara quem possui diabetes, o adoçante pode ser um aliado.

De forma geral, o adoçante é um alimento inofensivo. Mas, como já foi anteriormente mostrado, seu consumo diário deve ser rigidamente controlado e, quando possível, evitado. O excesso de ingestão de aspartame, assim como de qualquer outro alimento, pode trazer graves consequências a nossa saúde. Fique atento!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.