Você está em: MundoDasTribos > Especiais > Carnaval > Máscara de carnaval feita em casa passo a passo

Máscara de carnaval feita em casa passo a passo

Por Redacao

 Máscara de carnaval feita em casa passo a passo é uma ótima maneira de ser original para aproveitar a folia da data. Você pode fazer uma máscara de diversas formas com materiais bem baratos e fáceis de ser encontrados. Basta usar a criatividade e abusar do glitter. O Carnaval de Veneza foi responsável por popularizar o uso da máscara. A folia na cidade italiana começou no século XVII e logo se tornou uma tradição. Quem pertencia à nobreza usava máscara para se misturar ao povo e curtir o Carnaval de rua, sem correr o risco de ser reconhecido.

Confira: Abada carnaval 2015 preços e dicas

Máscara de carnaval feita em casa passo a passo - A máscara de carnaval pode ser feita de diversas formas (Foto: Divulgação)

Máscara de carnaval feita em casa passo a passo

No Brasil as máscaras de carnaval feita em casa passo a passo abusam de cores, brilhos e outros detalhes para transmitir a alegria da data. Os modelos são muitos, os mais comuns são as máscaras para os olhos. Esse modelo pode ser feito de diversos materiais, sendo os mais comuns plástico, EVA e gesso. Este também é o modelo comumente feito por crianças com cartolina, cola e lantejoulas.

Leia também: Modelos de máscaras de carnaval 2015

As máscaras podem ser feitas de diversos materiais (Foto: Divulgação)

Além da máscara para os olhos, outro modelo comum e famoso na época do Carnaval, é o modelo de máscara para meio rosto, podendo cobrir desde a raiz do cabelo até a linha superior dos lábios, ou apenas da linha da sobrancelha até a ponta do nariz. Este modelo geralmente é encontrado em plástico ou gesso.

Máscaras de rosto inteiro são famosas e elegantes, dando um ar surreal à fantasia. Cobrindo desde a raiz dos cabelos, até a base do queixo, este tipo de máscara deixa a mostra apenas os olhos. Podendo ser enfeitadas com tintas, relevos, penas, lantejoulas ou pedrarias, os desenhos são muitos, sendo uma excelente pedida para quem deseja causar impacto e gerar mistério.

Máscara de carnaval passo a passo

Escolha o passo a passo que você mais gostar e faça sua máscara de carnaval (Foto: Divulgação)

Confira abaixo máscara de carnaval passo a passo:

  • Máscara de carnaval impressa

1. Escolha o desenho de uma máscara na internet, imprima e depois o passe para o pedaço de cartolina ou acetato, para fazer o molde;

2. Use o palito de churrasco para marcar o molde na placa de EVA;

3. Corte o EVA com a tesoura, tomando cuidado para não deixar a peça com efeito picotado;

4. Use um estilete para vazar a parte dos olhos na máscara;

5. Aplique cola na máscara e depois espalhe a purpurina. Os outros materiais decorativos podem ser usados da forma que o folião preferir, esbanjando criatividade e bom gosto.

  • Máscara de carnaval de gesso

Materiais: gazes engessadas, tubo de vaselina branca, algodão, tesoura, bacia com água morna e lixa fina.

1. A pessoa que servirá de ‘molde’ para a máscara deve proteger o cabelo com uma touca;

2. Passe vaselina no rosto para evitar que a máscara fique grudada;

3. Corte as gazes engessadas em pedacinhos e preencha uma primeira camada sobre o rosto;

4. Use um pincel para ir molhando a gaze até formar a máscara. Na hora de modelar, é importante deixar áreas vazadas para olhos e nariz. Alise bem a peça para o acabamento ficar perfeito;

5. Deixe a máscara no rosto por cinco minutos e em seguida remova antes que seque;

6. Depois que a máscara de gesso estiver seca, é necessário lixá-la e fazer um acabamento. A peça pode ser finalizada com biscuit, plástica automotiva ou papel machê.

Leia mais: Modelos de penteados para o carnaval 2015

As máscaras de carnaval nunca saem da moda (Foto: Divulgação)
  • Máscara de carnaval de EVA

Materiais: Folha sulfite, EVA, estilete, tesoura, cola branca, lantejoulas, fitas, paetês, elástico roliço preto, tinta relevo e cola ente.

1. Escolha um dos moldes de máscara de carnaval para imprimir. Depois recorte e passe para a placa de EVA;

2. Use a tesoura para recortar a peça, tomando cuidado para não criar um efeito picotado. Em seguida, abra os buracos dos olhos com um estilete;

3. Passe cola na máscara de EVA e aplique lantejoulas. Use a criatividade para enfeitar com outros materiais como paetês e fitas;

4. Coloque o elástico com cola quente, para que ele não corra o risco de rasgar a máscara.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *