Search

Licenciamento De Veículos 2012

Google plus

 

O licenciamento de veículos 2012 deve adotar os mesmos critérios de pagamento que as edições anteriores, cobrando as tarifas de acordo com as placas e datas estipuladas previamente pelo calendário. Com a necessidade de pagamento todos os anos, o licenciamento é uma cobrança que precisa ser considerada por todos os proprietários de veículos.

Por que devo licenciar meu veículo em 2012?

Para que o carro ou moto possa circular pelas ruas com toda comodidade e segurança ele precisa estar com as parcelas do licenciamento em dia. Sem o veículo devidamente licenciado, o condutor corre o risco de ser parado numa blitz e levar uma multa no valor de R$ 191,54, além da apreensão do veículo e sete pontos na carteira. Por essas e outras licenciar o automóvel ou moto é coisa séria e deve respeitar os prazos estipulados.

Quando um dado condutor licencia o seu carro, ele emite o CRLV, um documento para certificar a legalidade do veículo. É importante lembrar que o licenciamento só pode ser realizado assim que o IPVA e seguro obrigatório estiverem com as parcelas em dia ou quitados. O custo para licenciar varia de um estado para o outro, mas dificilmente ultrapassa o valor de 50 reais.

Como fazer o licenciamento de veículos

 

Muitas pessoas não sabem como fazer o licenciamento de veículos, mas na verdade não há segredos para acertar a documentação do seu carro. O departamento de trânsito de cada estado elabora o próprio calendário para o pagamento das tarifas, então os condutores devem ficar atentos aos anúncios logo no início de 2012, provavelmente no mês de fevereiro.

As datas para pagar o licenciamento normalmente funcionam na forma de rodízio e os proprietários de veículos possuem um prazo de até 15 dias para prestar contas quanto à tarifa. Alguns estados são mais rigorosos do que outros, mas em geral o DETRAN costuma fazer uma fiscalização acirrada sobre esse assunto.

Para pagar o valor do licenciamento é necessário comparecer a um banco parceiro do DETRAN com os documentos necessários para licenciar o veículo (RG, CNH, CRLV de 2011, comprovantes de pagamento de IPVA, DPVAT e possíveis multas). O atendente responsável pela operação pedirá o número do RENAVAM para verificar o perfil do veículo no sistema. Feito o pagamento da taxa e outras pendências que possam existir, o proprietário receberá dentro de alguns dias o CRLV de 2012 pelos Correios.

Leia também;

Calendário de Licenciamento 2012

A tabela de licenciamento 2012 exibirá o rodízio entre datas e placas, alem de informar o prazo para pagamento ou vencimento. Os proprietários que pagarem em dia terão 10% de desconto no valor do IPVA. Lembrando que em alguns estados existem linhas de crédito para financiar o pagamento da tarifa.

Licenciamento para Carros 2012

Final da PlacaMês de Licenciamento(até último dia útil de cada mês)
1abril
2até maio
3até junho
4até julho
5 e 6até agosto
7até setembro
8até outubro
9até novembro
0até dezembro

Licenciamento para Caminhões 2012

Final da PlacaMês de Licenciamento(até último dia útil de cada mês)
1 e 2até setembro
3, 4 e 5até outubro
6, 7 e 8até novembro
9 e 0até dezembro


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. Getúlio Santiago Cosa
    Publicado em 27/01/2012 às 5:05 PM [+]

    ADQUIRI MEU VEICULO EM 02/2011, EU DEVERIA TER EFETUADO O PAGAMENTO DO LICENCIAMENTO DELE EM SETEMBRO DE 2011??
    MESMO QUE EU TENHA PAGO EM 02/2011 NA TROCA DE PROPRIETÁRIO?

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top