Menu
Você está em: MundoDasTribos > Inscrições Jovem Aprendiz Caixa Econômica 2016

Através do programa, os jovens têm acesso aos conhecimentos teóricos e práticos necessários para o desempenho de uma profissão.

As inscrições para Jovem Aprendiz Caixa Econômica Federal 2016 é um assunto que está na mente dos estudantes de todo o Brasil que desejam fazer estágios.  Através do programa, a Caixa Econômica Federal tem o objetivo de proporcionar aos jovens e adolescentes a possibilidade de ter contato com os conhecimentos teóricos e práticos necessário Isso porque a para desempenhar uma profissão, além de promover a inclusão social daqueles que estão em situação de vulnerabilidade econômica. O Programa de Aprendizagem Caixa divide-se entre os programas Jovem Aprendiz e Adolescente Aprendiz, com as contratações ocorrendo por meio de parcerias com entidades conveniadas.

Inscrições Jovem Aprendiz Caixa Econômica 2016 (Foto: Exame)

Inscrições Jovem Aprendiz Caixa Econômica 2016 (Foto: Exame)

 

veja mais informações sobre as inscrições do programa Jovem Aprendiz Caixa Econômica 2016

O programa Jovem Aprendiz Caixa 2016 ainda não abriu as suas inscrições, mas assim que tivermos mais informações estaremos te atualizando. No entanto, vale entender como funcionou em 2015, pois as datas geralmente se repetem. No ano passado tinha vagas destinadas aos jovens com idade entre 18 e 22 anos incompletos, que estejam cursando, no mínimo, o primeiro ano do ensino médio. Os interessados devem apresentar ainda renda familiar per capta de até 50% do salário mínimo em vigor.

Veja como ser um bom estagiário em 2016 (Foto: Exame)

Veja como ser um bom estagiário em 2016 (Foto: Exame)

Os Jovens Aprendizes da Caixa realizam atividades relacionadas ao Programa Microcrédito Produtivo Orientado. Para tanto, eles recebem capacitação teórica em curso de aprendizagem ministrado pela entidade conveniada, colocando os conhecimentos em prática nas unidades da Caixa.

Os contratados têm direito a um salário mínimo e meio, auxílio-alimentação, vale-transporte, férias e FGTS (2%). Geralmente, o contrato tem duração de até 24 meses.

Aproveite as oportunidades de estágio de 2016 (Foto: Exame)

Aproveite as oportunidades de estágio de 2016 (Foto: Exame)

Inscrições Jovem Aprendiz Caixa Econômica

As inscrições Jovem Aprendiz Caixa Econômica 2015 foram realizadas diretamente nas entidades parceiras do programa (confira todos os detalhes no site da Caixa). Em caso de dúvida, entre em contato com a Caixa, indo à agência mais próxima ou ligando para o telefone 0800-726-0207.

Estágios em 2016 (Foto: Exame)

Estágios em 2016 (Foto: Exame)

Adolescente Aprendiz Caixa

Além das inscrições Jovem Aprendiz Caixa, você também pode ficar atento ao outro programa oferecido pela instituição, o Adolescente Aprendiz Caixa, cujas vagas são abertas quando há a inauguração de novas unidades e o desligamento dos participantes atuais.

O programa e as vagas Jovem Aprendiz é destinada aos adolescentes com idade entre 14 anos e 6 meses e 16 anos incompletos, que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental (no mínimo) ou cursos de Educação para Jovens e Adultos e cuja renda familiar per capta seja de até 50% do salário mínimo.

Os participantes têm direito a um salário mínimo mensal, transporte, vale-alimentação, FGTS (2%) e férias. Para maiores detalhes sobre as inscrições Adolescente Aprendiz Caixa 2015, acesse o site do programa.

10 motivos para ser um jovem aprendiz Caixa

Muitos programa de jovem aprendiz, seja da Caixa ou de qualquer outro lugar, traz vários benefícios para vida de centenas de jovens. Se você pretende se inscrever em um deles, confira agora algumas das vantagens deste ponta pé inicial.

1) Mercado de Trabalho

Primeiro sempre é desafiador, mas quem faz parte do programa ingressa no mercado de trabalho com muito apoio e auxílio, já que inicia sendo uma espécie de estagiário e ali é ensinado passos importantes para crescer profissionalmente.

2) Qualificação profissional

Muitos jovens ainda não optaram por qual carreira seguir, mas se começaram a trabalhar desde cedo terão oportunidade de aprimorar o conhecimento, terão qualificação profissional na área onde provavelmente começaram atuar.

3) Possibilidade de efetivação

Muita gente é contratada após fazer o programa de aprendiz. Isso só ocorre a partir do seu empenho dentro da instituição e se for notório, com certeza terá grandes oportunidades ali, já que já conhece o esquema de trabalho da empresa.

4) Base para estudos

É trabalhando por meio do programa que o estudante pode desde cedo ter acesso a tudo que deseja, seja comprar um videogame ou até mesmo já juntar dinheiro para faculdade. O trabalho neste caso vai proporcionar a parte material e isso pode ser usado para fazer o curso de nível superior.

5) Convênios

Muitas empresas fazem convênios de saúde e isso é bom para quem antes não tinha acesso a saúde de um nível um pouco mais elevado. Por isso, use essa ferramenta sempre que for necessário, cuide da sua saúde e trabalhe com dedicação.

6) Todos ganham com sua contratação

A verdade é que contratar jovem aprendiz é extremamente importante para todos, a começar pela empresa, que além de custos reduzidos, demonstra ali sua preocupação com a capacitação profissional. Para o país, o jovem pode ser melhor preparado para o mercado de trabalho. Para você, todas as vantagens que citamos mais acima.

7) Profissionais para instruir

Quem está começando no mercado de trabalho tem muitas dúvidas, mas pode ficar tranquilo pois você poderá contar com o apoio de um profissional específico para te orientar e mostrar os caminhos da pedra, em como lidar com os desafios que ainda virão.

8) Carga horária

Quem estuda pode ter no máximo 6 horas por dia de carga horária, ao contrário, sem os estudos, o jovem pode exercer sua função por até 8 horas diárias. Independente disso, esse período é suficiente para você estudar, trabalhar e descansar.

9) Ministério do Trabalho

Ninguém faz um contrato de jovem aprendiz sem seguir as orientações do Ministério do Trabalho. É justamente por este sistema que todos os direitos do jovens aprendizes estão garantidos na lei, constando inclusive seu trabalho na sua carteira profissional. Portanto, ao ser contratado, leia bem o contrato e ainda verifique na carteira profissional se está tudo certo.

Lembre-se, são seus direitos que estão em jogo e desde cedo é preciso começar a trabalhar pensando nos direitos e deveres que você tem para cumprir.

10) Parcerias importantes

Algumas empresas oferecem o programa jovem aprendiz por conta, como é o caso da Caixa, outras entidades fazem parcerias com locais que tenham o curso profissionalizante, por exemplo, como é o caso da Senai. Muitos estudantes procuram o curso porque desejam ingressar no mercado de trabalho e entendem a importância dessa relação da instituição de ensino com a empresa que quer contratar.

Em muitos casos, o que conta é o desempenho do aluno dentro desses dois ambiente, portanto estude e dedique-se ao trabalho, tenha metas e objetivos para alcançar resultados importantes nesta fase inicial da vida e do mercado de trabalho.

 

Programa Jovem Aprendiz da Caixa

Auxiliar-administrativo é uma das principais vagas do programa (Foto: Exame/Abril)

Auxiliar-administrativo é uma das principais vagas do programa (Foto: Exame/Abril)

O Programa de Aprendizagem da Caixa realiza atendimento de jovens com idade entre 18 e 24 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para se inscrever nesse processo de seleção é necessário que os jovens tenham que estar regularmente matriculados na rede de ensino regular, cursando, ao menos, o 1º ano do Ensino Médio. Os jovens recebem capacitação profissional teórica na Entidade Conveniente e qualificação prática no desenvolvimento de suas atividades nas unidades da Caixa.

Leia mais informações aqui: Jovem Aprendiz 2016 Inscrições SP

O contrato desses novos profissionais tem duração de 24 meses e os adolescentes vão ser capacitados para atuarem nas ocupações de contínuo (office-boy), auxiliar de escritório e escriturário. Os benefícios oferecidos para os contratados receberão remuneração de um salário mínimo nacional, vale-alimentação, vale-transporte (de acordo com a necessidade de deslocamento do Jovem Aprendiz), férias e 13º salário. Para maiores informações acesse o site oficial da caixa no link www.caixa.gov.br .

Dicas para ir bem no processo de seleção de jovem aprendiz


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL