Menu

Beleza

Atualizado em 30 de abril de 2013, às 22:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Hidratação de cabelo com gelatina incolor

As receitas com gelatina incolor prometem hidratar e dar brilho aos fios, gastando pouco. Saiba mais sobre a hidratação de cabelo com gelatina incolor.

Embora os cosméticos industrializados e específicos tenham o potencial de apresentar resultados com mais rapidez, não são poucas as receitas caseiras que envolvem ingredientes inusitados para os cuidados com a beleza. Muitas delas, inclusive, são baseadas em ingredientes inteiramente naturais. Já outras levam uma mescla dos dois tipos de produtos. Mas, entre os de fabricação comercial, existe um ingrediente que suscita controvérsias e que promete dar brilho e maciez imediata aos fios: a gelatina. Sim, essa mesma que todos compram para comer. A hidratação de cabelo com gelatina incolor já é usada, há muito tempo. Você sabia disso?

615380 Hidratação de cabelo com gelatina incolor.1  Hidratação de cabelo com gelatina incolorA gelatina contém colágeno e, por isso, é usada em muitas receitas de beleza (Foto: Divulgação)

Gelatina faz bem ao cabelo?

O motivo das controvérsias gira em torno de sua composição e a forma como as substâncias são absorvidas, pelo organismo. A gelatina possui colágeno, em sua formulação. Ele é ótimo para os cabelos, pois dá maciez, brilho, retém a umidade e ainda contribui com o fortalecimento da estrutura dos fios. Muitos afirmam, porém, que os benefícios da gelatina somente são levados ao corpo, por meio da ingestão. Sendo assim, passar gelatina no cabelo seria algo, digamos…inútil. Por outro lado, é fácil encontrar inúmeros relatos de pessoas que a aplicaram nos fios, por meio de uma mistura com outros ingredientes, ficando muito satisfeitas com os resultados. Usa-se gelatina para hidratar, definir os cachos, entre outras finalidades. 

615380 Hidratação de cabelo com gelatina incolor.2  Hidratação de cabelo com gelatina incolorBasta diluir o pó, em água morna, misturando bem (Foto: Divulgação)

Se a gelatina faz bem para o cabelo, ou não, o fato é que mal nenhum ela irá fazer. Além disso, o produto é barato e pode ser encontrado em qualquer supermercado. Já que as receitinhas caseiras costumam ser inofensivas, não custa nada experimentar e tirar as conclusões sobre seu uso. Veja, a seguir, uma receita simples para hidratação dos cabelos, usando gelatina incolor. A escolha por este produto é mais segura, pois as que contêm sabor poderiam manchar os fios, devido ao seu corante. Cabelos escuros não teriam esse problema, mas deve-se ter cautela com os claros.

Receita de máscara com gelatina incolor

- meio pacotinho de gelatina incolor, em pó

- meia xícara (chá) de água morna

- duas colheres (sopa) de máscara hidratante para os cabelos (pode ser o creme de hidratação que você já usa)

615380 Hidratação de cabelo com gelatina incolor.3  Hidratação de cabelo com gelatina incolorApós o tempo certo, enxágue bem (Foto: Divulgação)

Dissolva a gelatina incolor, misturando-a com a água morna. Assim que a mistura estiver uniforme, adicione as duas colheres de máscara para hidratação. Com os cabelos lavados e úmidos (deve-se retirar o excesso de água com a toalha, porém sem deixar o cabelo encharcado), aplique a mistura, mecha a mecha. Deixe agir, durante 20 ou 30 minutos. Em seguida, enxágue os cabelos. Você também pode usar uma touca térmica ou uma toalha, umedecida com água quente.

Veja mais dicas de hidratação: Como deixar a hidratação caseira igual a de salão

Aprenda mais receitas com gelatina: Máscara facial caseira: como fazer, receitas