Tecnologia

Google anuncia o fim do Orkut

Por Andre

Dessa vez não é nenhum tipo de corrente da internet ou brincadeira enviada pelo WhatsApp. A notícia de que o Google anuncia o fim do Orkut é verdade e foi divulgada pela gigante de buscas na última segunda-feira, dia 30 de junho. A plataforma terá as atividades encerradas no dia 30 de setembro de 2014.

O anúncio da "morte" do Orkut foi publicado no blog oficial da rede social (Foto: Divulgação)

Criado em janeiro de 2004, o Orkut surgiu trazendo diversas inovações, que logo caíram no gosto dos internautas, tornando-se uma das maiores redes sociais do mundo (somente no Brasil chegou a ter mais de 40 milhões de usuários, em determinada época).

Mas com a popularização do Facebook, que foi lançado também há 10 anos e hoje tem mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, o Orkut acabou sendo deixado de lado pelos internautas (relatos mais recentes dão conta de que o site de relacionamentos possui cerca de 30 milhões de usuários ativos, na atualidade).

Pérolas do Orkut – fotos e frases engraçadas

Google+: recursos, como usar

Google anuncia o fim do Orkut

As comunidades do Orkut sempre fizeram um grande sucesso, sendo um interessante espaço para debates (Foto: Divulgação)

A notícia de que o Orkut chega ao fim, anunciada através do blog oficial do Orkut, pegou muita gente de surpresa, pois ao contrário do que se imagina, a antiga rede social do Google ainda possui muitos fãs, que a acessam diariamente.

De acordo com a postagem na página, o encerramento do Orkut tem como principal motivo a concentração de forças no desenvolvimento de novas ferramentas para o Google+, o Blogger e o YouTube, serviços que cresceram demais e ultrapassaram o número de usuários da rede social lançada em 2004.

Se você ainda possui perfil no Orkut, poderá exportar os dados da sua conta, como fotos, depoimentos, scraps e postagens, entre outras informações, ou convertê-lo em perfil no Google+, rede social criada em 2011. O download dos dados do Orkut pode ser feito utilizando a ferramenta Google Takeout. O prazo para salvar os dados vai até setembro de 2016.

Já as comunidades do Orkut, que estavam entre os recursos mais usados da rede, terão tratamento diferenciado. Parte delas será mantida, de maneira “congelada”, ficando disponível apenas para visualização e funcionando como uma espécie de museu do Orkut.

Fãs pedem que o Google repense a decisão

A rede social ficará no ar até o dia 30 de setembro (Foto: Divulgação)

Como já era esperado, a notícia que o Google encerra o Orkut não foi bem recebida por aqueles que utilizam a rede social. Tanto é que há diversas petições online pedindo que a gigante de buscas repense a decisão.

Uma das petições contra o fim do Orkut, criadas no site Avaaz, já conta com mais de 52.000 assinaturas, até o momento.

Recomendado para você

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *