Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros > Ford apresenta carro movido a energia solar

Ford apresenta carro movido a energia solar

Por Andre

A Ford, tradicional fabricante de automóveis, sediada nos Estados Unidos, está desenvolvendo um conceito de veículo experimental que pode revolucionar a mobilidade urbana sustentável.

O C-MAX Energi Solar Concept promete revolucionar a mobilidade urbana sustentável (Foto: Divulgação)

Batizado de C-MAX Energi Solar, o carro é um modelo híbrido, ou seja, possui duas fontes de energia para se movimentar. Uma delas é o combustível convencional, utilizado em qualquer carro, e a outra é obtida através da luz do sol.

Criado a partir de uma parceria entre a montadora, a Sunpower (empresa especializada em aplicações de energia fotovoltaica) e o Instituto de Tecnologia da Geórgia, o veículo poderá integrar, futuramente, a linha de “carros verdes” da Ford, que já conta com seis opções de modelos, incluindo versões híbridas e totalmente elétricas, que vendeu 85.000 unidades em 2013.

Como funciona a captação da energia solar

Painéis fotovoltaicos, instalados no teto do veículo, captam a energia proveniente da luz solar (Foto: Divulgação)

Para captar a energia proveniente da luz solar, o Ford C-MAX Energi Solar Concept possui vários painéis fotovoltaicos instalados no teto, que contam com um concentrador especial capaz de atuar como uma lente de aumento, direcionando os raios solares para eles.

A energia solar armazenada é transferida para a bateria, que demora cerca de sete horas para estar totalmente carregada. Durante a recarga, o carro deve ficar estacionado em um local que receba a luminosidade do sol e, se o dia estiver nublado, existe a possibilidade de ligar o veículo na tomada elétrica, para completar a carga.

Em dias nublados, a minivan pode ser recarregada na tomada elétrica (Foto: Divulgação)

O resultado é que com apenas uma carga completa, o carro da Ford movido a energia solar pode oferecer uma autonomia de até 1.000 quilômetros, dos quais 33,8 km somente no modo elétrico, dispondo de um consumo combinado de combustível equivalente a 42,5 km/l, o mesmo desempenho do híbrido C-MAX Energy, que já está à venda.

Outros detalhes sobre o Ford C-MAX Energi Solar Concept

O modelo é do tipo híbrido, ou seja, possui motor convencional combinado com uma bateria movida a luz solar (Foto: Divulgação)

O carro movido a energia solar desenvolvido pela Ford é uma minivan, que será apresentada em Las Vegas (EUA) durante a CES 2014 (Consumer Eletronics Show) , uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, quando terá maiores detalhes revelados.

De acordo com a Ford, o automóvel movido a energia solar será testado durante o período de um ano e, dependendo dos resultados obtidos, a companhia poderá iniciar a produção em larga escala do modelo e comercializá-lo para o público em geral.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *