Menu

Notícias

Atualizado em 5 de abril de 2011, às 20:45 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Figuras De Páscoa Para Decoupage

figuras de páscoa para decoupage Figuras De Páscoa Para Decoupage

A decoupage é uma forma de artesanato bastante popular no Brasil, sendo que sua técnica consiste na elaboração de colagens. Para desenvolver essa arte é necessário escolher as figuras certas e combiná-las, de modo que o resultado seja cheio de personalidade e estilo. A decoupage consiste no trabalho de aplicar colagem num determinado objeto, podendo usar tinta acrílica como acabamento ou realçar texturas em relevo com outros materiais. Enfim, quem sabe lidar com decoupage faz criações maravilhosas.

Em sua modalidade mais simples, a decoupage se baseia no uso de cola e papel para conseguir o resultado estético esperado. Dependendo do trabalho, também é comum usar diferentes superfícies para aplicação, como é o caso das caixas de madeira ou papelão. De certa forma a decoupage é um recurso moderno de customização, mas é fundamental ter bom gosto e talento manual para conseguir fazer a colagem de maneiro bonita e expressiva.

O artesanato para páscoa costuma explorar o que há de mais moderno e sofisticado na decoupage. Dessa forma, as pessoas coletam imagens temáticas da data para fazer aplicações em superfícies, como é o caso de coelhinhos, ovos e até mesmo alguns símbolos pouco conhecidos, mas que estão relacionados a data comemorativa, é o caso dos girassóis.

São muitas as dicas de decoupage para a páscoa, principalmente quando se trata de uma decoração temática ou mesmo para a montagem de um presente personalizado. A técnica em si dessa forma de artesanato não muda, mas o uso das figuras promete inovar a aparência de muitas caixas, utensílios, entre outros objetos compatíveis com o método de colagem.

Para fazer uma caixa personalizada para a páscoa vale à pena apostar na técnica de decoupage. Primeiro o artesão precisa lixar a bem a peça de madeira, deixando a superfície bem lisinha e apropriada para o artesanato. Em seguida, é necessário passar cola por todo o corpo da caixa, de modo que as figuras de páscoa sejam distribuídas de forma artística e até mesmo sobrepostas.

É recomendado fixar uma figura de cada vez no processo de decoupage, assim a peça pode ser planejada com mais cuidado e adquirir um visual bonito. Quando o procedimento da colagem é feito de maneira inadequada pode enrugar o papel, por isso é necessário agir com delicadeza no manuseio da peça.

Com todos os espaços da caixa de madeira preenchidos com figuras de páscoa para decoupage, o artesão precisa se preocupar com a cobertura e preservação da nova estética criada para a peça. Depois de aguardar o processo de secagem, passe uma fina camada de cola branca sobre a caixinha. As figuras de páscoa para decoupage precisam estar preservadas, de modo que a aparência da peça fique customizada por um longo tempo.

Para finalizar o trabalho com decoupage, o artesão pode aplicar um verniz como forma de acabamento e dar um brilho todo especial ao seu trabalho, além de também preservar a peça. O processo de decoupage explora a beleza de gravuras, estampas e cores, tornando a caixinha de madeira perfeita para a comemoração de páscoa.

Quem deseja inovar as formas de presentear na páscoa deve apostar na decoupage, adicionando na caixa decorada bombons ou montando uma belíssima cesta, recheadas de delícias dessa ocasião especial.

Confira a seguir uma seleção de imagens de páscoa para decoupage e escolha aquelas que combinam melhor com a aparência da sua peça artesanal. Outra alternativa bem interessante é buscar imagens de coelhinhos e ovos em revistas especializadas em artesanato ou tantas outras disponíveis por aí. Lembre-se de que o trabalho com decoupage é extremamente delicado e requer combinações quanto às figuras.