Menu

Serviços

Atualizado em 2 de agosto de 2012, às 6:22 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > FIES: como cancelar o financiamento

Saiba como proceder para cancelar o financiamento estudantil do Ministério da Educação

Com o objetivo de financiar o curso universitário de estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas, o Ministério da Educação (MEC) mantém o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Alunos matriculados em cursos com avaliação positiva do MEC podem solicitar o financiamento. Porém, depois de fechado o contrato, por diversos motivos, como a desistência do curso, a conquista de uma bolsa integral de estudos – do Programa Universidade para Todos (Prouni), por exemplo –, ou um novo emprego que possibilite pagar o valor normal das mensalidades, o estudante pode decidir cancelar o Fies.

496243 fies cancelamento 1 FIES: como cancelar o financiamento
O Fies financia o sonho de muitos estudantes (Foto: divulgação)

Para fazer esse cancelamento, o estudante deve ir até à agência da Caixa Econômica onde foi assinado o contrato do financiamento e solicitar o encerramento. Se o próprio aluno for o solicitante, a amortização do financiamento pode ter início no primeiro mês depois do encerramento ou ser feita posteriormente, desde que se leve em consideração os seis meses de carência até se iniciar a amortização.

496243 fies cancelamento FIES: como cancelar o financiamento
O cancelamento deve ser feito na Caixa (Foto: divulgação) 

Deve-se levar em conta que se o contrato for encerrado, independente do motivo, o aluno não poderá mais solicitar o financiamento de mais semestres e ficará impedido de tentar outro financiamento estudantil do Ministério da Educação.

496243 fies cancelamento 2 FIES: como cancelar o financiamento
Uma bolsa de estudos pode ser motivo para o encerramento (Foto: divulgação) 

O financiamento pode ser encerrado por outros motivos, se o estudante der informações falsas à Comissão do FIES em sua instituição de ensino ou à Caixa, ou ainda apresentar documentos falsos, por exemplo. É preciso também que o estudante obtenha aproveitamento acadêmico, de pelo menos, 75% das disciplinas cursadas no último período letivo financiado.

Leia também:

Inscrições Fies 2012

Opções de financiamento estudantil

Quem decidir mudar de curso depois de 18 meses de ingresso no programa, também perde o direito a manter o financiamento, bem como aqueles que alterarem o curso mais de uma vez, durante o prazo de contrato. Se for solicitado um novo fiador, o aluno também precisa apresentá-lo cumprindo os prazos passados pelo MEC para que o FIES não seja encerrado.

Conteúdo avaliado com média: