Serviços

FIES: como cancelar o financiamento

Com o objetivo de financiar o curso universitário de estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas, o Ministério da Educação (MEC) mantém o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Alunos matriculados em cursos com avaliação positiva do MEC podem solicitar o financiamento. Porém, depois de fechado o contrato, por diversos motivos, como a desistência do curso, a conquista de uma bolsa integral de estudos – do Programa Universidade para Todos (Prouni), por exemplo –, ou um novo emprego que possibilite pagar o valor normal das mensalidades, o estudante pode decidir cancelar o Fies.

FIES: como cancelar o financiamento

Para fazer esse cancelamento, o estudante deve ir até à agência da Caixa Econômica onde foi assinado o contrato do financiamento e solicitar o encerramento. Se o próprio aluno for o solicitante, a amortização do financiamento pode ter início no primeiro mês depois do encerramento ou ser feita posteriormente, desde que se leve em consideração os seis meses de carência até se iniciar a amortização. Você também pode dar início ao encerramenteo do financiamento através do portal Sisfies Aluno acessando o link http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal. Para isso, entre na sua conta e vá até a opção ‘Condição para o encerramento‘ e escolha uma das opções para encerramento, cada opção tem um termo diferente.

Deve-se levar em conta que se o contrato for encerrado, independente do motivo, o aluno não poderá mais solicitar o financiamento de mais semestres e ficará impedido de tentar outro financiamento estudantil do Ministério da Educação.

O financiamento FIES pode ser encerrado por outros motivos, se o estudante der informações falsas à Comissão do FIES em sua instituição de ensino ou à Caixa, ou ainda apresentar documentos falsos, por exemplo. É preciso também que o estudante obtenha aproveitamento acadêmico, de pelo menos, 75% das disciplinas cursadas no último período letivo financiado.

Quem decidir mudar de curso depois de 18 meses de ingresso no programa, também perde o direito a manter o financiamento, bem como aqueles que alterarem o curso mais de uma vez, durante o prazo de contrato. Se for solicitado um novo fiador, o aluno também precisa apresentá-lo cumprindo os prazos passados pelo MEC para que o FIES não seja encerrado.

Como encerrar o financiamento do FIES para alunos

Para maiores informações sobre o programa de financiamento FIES, você pode estar acessando o portal do FIES através do link http://sisfiesportal.mec.gov.br/. Esperamos que tenham tirado suas dúvidas sobre o cancelamento FIES.

Leia também:

Inscrições Fies 2012

Opções de financiamento estudantil

Recomendado para você

Serviços

Cartão Ricardo Eletro Visa Losango

Serviços

Telefone da Anatel Para Reclamações

Serviços

Como Encontrar uma Pessoa pelo Nome

Serviços

Fale Conosco Vivo – Telefone de Atendimento

Comentários

39 respostas para “FIES: como cancelar o financiamento”

  1. salete sanches disse:

    quero receber o cancelamento do comtrato do banco do brasil eu pedi cancelamento esta completando um ano e não foi cancelado estive no banco do brasil e foi pedido para o fies enviar me um protocolo de cancelamento pois paguei sem estar estudando paguei tambem uma taxa de 157,00 na loteria que receber a restituição pois tirarão duas vezes o mesmo pagamento de acordo urgencia por favor
    fiés

  2. Raulber Machado da Rosa disse:

    Como faço para cancelar o FIES ? ingressei na faculdade Unijui/ujui-RS em agosto/2011 consegui o FIES . Em agosto/2013 perdi por falta de atingir 75% nas disciplinas ,a universidade não informou meu aproveitamento ,não me ajuda a cancelar o FIES e isso ta pendente até agora ,compareci na agencia do Banco do brasil ,o atendente falo q precisa do cancelamento feito na universidade , voltei na universidade eles falaram que não podem fazer este procedimento . Então como faço isso por favor !!! ta sendo um pesadelo??

  3. Meiriellen disse:

    não tou conseguindo fazer o encerramento como fazer ?

  4. elunda disse:

    estou com mesmo problema de encerar o fies..chego na caixa eles num faz nada.

  5. maria disse:

    NAO ESTOU CONSEGUINDO CANCELAR O FIES

  6. Amanda disse:

    Oi
    eu consegui a bolsa integral do prouni, então quero cancelar o fies. antes eu possuía apenas metade da bolsa, então o fies financiava a outra metade, foram dois anos de financiamento, agora não consigo cancelar, fui no banco e pediram para cancelar no site, mas não encontro a opção opções de financiamento que tanto falam nas minhas pesquisas realizadas. Ajude-me

  7. cleide disse:

    gostaria de sabre como cancelar o fies e se tem como parcela os semestre que ja fiz? como funciona isso?
    qual a multa que tenho que pagar?

  8. Laysemilia disse:

    ser que se eu cancelar o fies posso parcelar os seis meses que usei o danado?rssrs se não ica muio caro 4.250 a vista!!!rrssrsrs

  9. Aline Brito Mendonça Andrade disse:

    Boa tarde, gostaria de cancelar o financiamento do fies,pois não estou cursando há mais de 1 ano e meio mais já tentei e não consigo, fiz pelo Banco do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *