Menu

Mulher

Atualizado em 14 de novembro de 2011, às 10:59 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Fases do parto: descubra os sinais da chegada do bebê

É possível saber a hora que o bebê vai nascer; ele aponta sua chegada. Descubra quais os sinais que mostram quando o bebê está pronto para o parto.

315225 during pregnancy poblem 498x331 Fases do parto: descubra os sinais da chegada do bebê

É possível saber a hora que o bebê vai nascer; ele dá os sinais de sua chegada. O grande problema está na imensa ansiedade que as futuras mamães apresentam; fato que pode interferir no reconhecimento dos sinais da tão esperada chegada.

Um importante sinal, o qual é comumente relatado pelas gestantes, é o início das contrações. Quando as contrações dão início, é indicado que a chegada do bebê está próxima. Mas, antes de tudo, é importante saber que existem dois tipos de contração: a contração latente e a contração ativa; lembrando que só quando as contrações ativas se iniciam é que a futura mamãe deve ir, imediatamente, ao hospital.

Mas qual a idade gestacional exata para dar início ao trabalho de parto?

Normalmente, o trabalho de parto se inicia entre a 37° e a 42° semana de gestação e pode levar até 12 horas de evolução; o tempo irá depender do corpo da mulher, assim como a quantidade de partos normais já enfrentados por ela.

A quais sinais devo me atentar?

1. Pré-parto

É a fase que os sinais são ainda muito sutis; estes podem dar início até 15 dias ou até horas antes do provável dia da chegada do bebê. Os principais sinais são:

  • Contrações de Braxton-Hicks: são contrações que iniciam durante o sétimo mês de gestação, aumentando sua frequência no final da última quinzena de gestação. Na maioria das vezes, são confundidas com a movimentação do bebê.
  • Queda da barriga: isso ocorre quando o bebê desce e se encaixa na região pélvica, posição do parto.
  • Saída do tampão: um muco que bloqueia o útero, impedindo que ocorra a entrada de bactérias vaginais até o feto; a mulher pode perceber sua saída como um corrimento amarelado ou esverdeado, contendo ou não sangue. Vale lembrar que mesmo após a saída do tampão, o bebê continua protegido pela bolsa.

Ao perceber qualquer um dos sinais acima, contate, imediatamente, seu médico, pois apenas ele poderá informar se o trabalho de parto deu ou não início.

315225 800px Pregnant belly button Fases do parto: descubra os sinais da chegada do bebê

2. Fase latente

Nessa fase, o trabalho de parto deu início; pode durar de dois dias até duas semanas e as contrações são desiguais, sem sequência, podendo vir ou não acompanhadas de dor, isto dependerá do limiar de dor de cada mulher.

Mas por que ocorrem contrações? As contrações ocorrem para:

  • Afinar o colo do útero;
  • Empurrar o bebê;
  • Dilatar o canal de parto;
  • Alargar o colo.

Se possível, marque o tempo de evolução, assim como o intervalo entre as contrações e avise seu médico.

3. Fase de transição

É a fase em que você já deve estar no hospital. O intervalo entre as contrações não ultrapassa minutos. Esta pode durar mais de duas horas e a dilatação do colo do útero deve chegar ao seu máximo (10 centímetros). Nessa hora, já é possível dar início aos medicamentos para dor, assim como o bebê inicia a se posicionar, preparando-se para sua chegada.

4. Fase de expulsão

Com a dilatação em torno dos 10 centímetros, já é possível visualizar a cabeça do bebê no canal de parto. É a fase em que as contrações encontram-se máximas, com intervalos mais longos; pode durar até 3 horas de evolução. Seu término só ocorre com o nascimento do bebê.

5. Fase de dequitação

Ocorre após o nascimento do bebê, por volta de cinco minutos depois; essa fase tem o intuito de expulsar a placenta que protegia o bebê. É a última contração sentida pela futura mamãe. Em caso de partos cesarianos, quem retira a placenta é o médico.

315225 recem nascido Fases do parto: descubra os sinais da chegada do bebê