Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Experimento de física deixa qualquer um de boca aberta

Experimento de física deixa qualquer um de boca aberta

Por Redacao

Um experimento apresentado na Association of Science Technology Centers Conference (ASTC) 2011 pode dar um nó na sua cabeça. Cientistas demonstram como um material supercondutor pode levitar e permanecer preso a um campo magnético. O mais impressionante é que o experimento funciona até mesmo de cabeça para baixo.

O disco que levita no experimento é um composto de camadas extremamente finas de cristais de safira revestidas por uma película de ouro. O conjunto é revestido por plástico e, finalmente, mergulhado em nitrogênio líquido. Quando submetido a temperaturas extremamente baixas, ele se comporta como um supercondutor capaz de alinhar eletromagnéticas por dentro do disco.

Fonte: Quantum Levitation

Isso faz com que o material permaneça preso a um campo eletromagnético com força suficiente para levitá-lo. Por não possuir atrito algum (somente com o ar), ele pode ser rotacionado em torno do seu centro de massa. Quando submetido a um campo magnético linear, o material se desloca perfeitamente sobre o eixo do campo. A força que liga o supercondutor ao campo é tão intensa que o conjunto pode até ser virado de cabeça para baixo sem que o material se desprenda.

Ainda parece cedo para que tal tecnologia seja aplicada em larga escala. No entanto, é fácil deduzir que tais estudos podem ser extremamente promissores para os meios de transporte.

Recomendado para você
Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Como colocar Post it na área de trabalho do windows

Tecnologia

Top 10 Melhores Tablets em 2018

Tecnologia

Lista Telefônica Online Grátis

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *