Menu
Você está em: MundoDasTribos > Experimento de física deixa qualquer um de boca aberta

Um disco levita em pleno ar e se desloca sem qualquer atrito até mesmo quando de cabeça para baixo.
Por Redacao -

Um experimento apresentado na Association of Science Technology Centers Conference (ASTC) 2011 pode dar um nó na sua cabeça. Cientistas demonstram como um material supercondutor pode levitar e permanecer preso a um campo magnético. O mais impressionante é que o experimento funciona até mesmo de cabeça para baixo.

O disco que levita no experimento é um composto de camadas extremamente finas de cristais de safira revestidas por uma película de ouro. O conjunto é revestido por plástico e, finalmente, mergulhado em nitrogênio líquido. Quando submetido a temperaturas extremamente baixas, ele se comporta como um supercondutor capaz de alinhar eletromagnéticas por dentro do disco.

Fonte: Quantum Levitation

Isso faz com que o material permaneça preso a um campo eletromagnético com força suficiente para levitá-lo. Por não possuir atrito algum (somente com o ar), ele pode ser rotacionado em torno do seu centro de massa. Quando submetido a um campo magnético linear, o material se desloca perfeitamente sobre o eixo do campo. A força que liga o supercondutor ao campo é tão intensa que o conjunto pode até ser virado de cabeça para baixo sem que o material se desprenda.

Ainda parece cedo para que tal tecnologia seja aplicada em larga escala. No entanto, é fácil deduzir que tais estudos podem ser extremamente promissores para os meios de transporte.


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL