Pendrive transforma qualquer tela em um computador

Imagem: FXI Technologies Com smartphones e tablets cada vez menores com capacidade parecida com a dos computadores tradicionais, não é difícil imaginar que até…

Imagem: FXI Technologies

Com smartphones e tablets cada vez menores com capacidade parecida com a dos computadores tradicionais, não é difícil imaginar que até mesmo um dispositivo do tamanho de um pendrive poderia ter funções de um computador. Pois é exatamente isto que este protótipo criado pela empresa norueguesa FXI Technologies faz.

O aparelho conhecido como Cotton Candy tem o tamanho de um pendrive comum, processador dual-core de 1,2 GHz (o mesmo utilizado no Samsung Galaxy S II) portas HDMI e USB, conexão com internet via Wi-Fi e Bluetooth. O pequeno computador roda o sistema operacional Android 2.3 ou Ubuntu, mas pode virtualizar ambientes Mac e Windows.

Imagem: FXI Technologies

Para funcionar como um computador tradicional, tudo que ele precisa é de uma tela. E para tal, qualquer monitor, TV, notebook, ou demais gadgets com uma porta HDMI ou USB serve. Além de funcionar como um computador por si só, ele também possui a função de virtualizar sistemas Android quando conectado a um PC e, é claro, a de armazenamento de dados.

O Cotton Candy não será comercializado diretamente. A ideia é vender o protótipo para que ele seja integrado a outros dispositivos. Embora a FXI Technologies não tenha divulgado o valor do equipamento, estima-se que o pequeno computador custe menos de US$ 200.

Top