Menu

Saúde

Atualizado em 12 de março de 2010, às 13:00
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Exame de Próstata: Como é feito ?

Exame de prostata como e feito Exame de Próstata: Como é feito ?

Exame de Próstata: A próstata é uma glândula presente em todos os mamíferos machos, assim como o homem. Faz parte do sistema reprodutor e é responsável pela fabricação do liquido seminal que ao se juntar com o espermatozóide se transforma no sêmen. Para um funcionamento adequado dessa glândula, é preciso determinados hormônios masculinos. Pela falta deles e por outros inúmeros motivos, pode acarretar um mal funcionamento. Sendo assim algumas doenças podem aparecer. São elas: hiperplasia prostática benigna, a prostatite e o câncer de próstata.

O mais perigoso e maligno é o câncer de próstata que se não tratado pode ser fatal. Mas a única maneira de identificar se há câncer ou algum problema com a glândula é fazendo o exame físico. Com essa necessidade alguns se perguntam: “Como é feito o exame da próstata?”.

O exame físico é o mais eficiente para diagnosticar qualquer alteração no órgão. Mas pode ser feito também um exame de sangue, mas que não é 100% eficaz. Pode não aparecer nada de errado no exame e estar acontecendo alguma coisa com a próstata. Se aparecer alguma diferença no resultado do exame sanguíneo, aí é mais que necessário realizar o exame físico. Esse outro exame vem sofrendo muito preconceito e devido o preconceito, muitos homens acabam falecendo com o câncer na próstata por falta do tratamento devido.

O exame físico de próstata é feito por meio de toque, onde o médico examina com os próprios dedos a glândula. Para isso é preciso inserir os dedos através do reto do paciente. Por esse motivo há o preconceito que deve ser deixado de lado. A saúde é o bem mais precioso e ela deve ser considerada em primeiro lugar, acima de qualquer crença ou pensamento.

Em alguns segundos o médico faz o diagnóstico e diz está tudo bem ou não com a pequena glândula. A prevenção do câncer de próstata é feita pelo exame. Se descoberto no início, o câncer pode ser eliminado de uma maneira eficaz e sem sofrimento algum. Existem inúmeras campanhas para a prevenção do câncer, mas mesmo assim os homens insistem na idéia de que o exame vai contra a masculinidade.

Fazer exame de próstata é cuidar da saúde, assim como procurar remédios para tratar uma gripe ou qualquer outra enfermidade. Exames são exames, e eles ajudam a prevenir sérias doenças. Deixe o preconceito de lado e não tenha medo ou receio. O exame de próstata deve ser feito anualmente após os 40 anos.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.