Menu

Esportes

Atualizado em 5 de junho de 2011, às 10:30
Você está em: MundoDasTribos > Esportes > Esportes Individuais de Inverno

Pra quem acha que inverno serve apenas para ficar dentro de casa, debaixo de um cobertor, assistindo filme e comendo brigado na colher, está mais que enganado e muito sedentário. Existem vários esportes individuais praticados no inverno, estes são principalmente realizados em ambientes onde caem neve. Os esportes de inverno são perfeitos para quem quer dar uma esquentada no corpo e sair da rotina monotoma de passar frio.

Um exemplo destes é o Snowboard que é uma mistura de skate e surf, no qual consiste você equilibrar-se em uma prancha na superfície nevosa das montanhas, pois facilita no impulso. As pontas das pranchas são ligeiramente curvadas para cima, lisas e não possuem ferros e nem rodas na parte inferior e usa-se com prendedores aos pés. É um esporte radical e exige alguns equipamentos especiais, como roupas, óculos apropriados, fixação para os pés, capacete e luvas. Em São Roque no interior de São Paulo existem duas pistas artificiais para snowboard que em Julho – além doplástico polietileno utilizado – é colocado neve artificial para realmente trazer aos visitantes um clima de inverno. Em Lake Tahoe nos Estados Unidos possui várias estâncias de snowboard combinadas à uma belíssima paisagem que inclui em imenso lago.

esporte1 Esportes Individuais de Inverno

O esqui é outro esporte de inverno que está entre os preferidos do público. Esqui é nome da prancha que é utilizada para deslizar na neve. Quem deseja praticar o esporte deve escolher em utilizar uma ou duas esquis, neste ultimo caso é uma prancha para cada pé, e é necessário também dois bâtons, que são utilizados para manter o equilíbrio da pessoa e também para direcioná-la a determinada direção. É preciso durante a prática do esporte o uso de capacetes, óculos, luvas e roupas especiais. A estação de Esqui Vodaforte situada na Serra da Estrela, dentro do município de Seia, Distrito da Guarda em Portugal é uma das mais procuradas. As pistas de São Roque citadas anteriormente também servem para a prática de esqui.

esporte2 Esportes Individuais de Inverno

A prática de patinação no gelo é uma das febres também durante não só o inverno, mas por todo o ano. É utilizado um patins em cada pé, composto por botas e lâminas que facilitam em deslizar no gelo. Este esporte pode ser praticado em pistas preparadas ou lagos e canais congelados com uma superfície bem grossa. O esporte exige um pouco de equilíbrio que depois de conseguido fica super fácil e simples conseguir patinar com mais velocidade e ainda fazer algumas manobras. Em São Paulo no Shopping Eldorado possui uma pista para patinação com professores auxiliando e dando aula, trenós para crianças menores e todos os equipamentos de segurança necessários. Em Paris qualquer um pode patinar a vontade, pois as pistas são imensas e abertas ao público, e para quem não tem patins basta alugar um par por 5 euros, uma das pistas fica em frente à prefeitura e a segunda em Montparnase.

esporte3 Esportes Individuais de Inverno

Não fique sedentário durante o inverno, é essencial praticar algum esporte para manter a saúde em perfeito estado. Pratique alguns desses, senão pelo menos uma caminhada por dia pode fazer muito bem ao corpo e ao espírito.