Tecnologia

Especialistas criam novo sistema que evita atropelamentos

Cientistas da Alemanha criaram um sistema que detecta pedestres na frente do automóvel com exatidão, em menos de 200 milissegundos. Combinado com duas câmeras e um programa para processar as imagens, o programa informa o motorista do risco de atropelamento através de sinais sonoros e imagens refletidas no painel do automóvel ou no para-brisa. E mais, o sistema pode acionar automaticamente os freios e até tomar o controle do volante. Pronto para ser lançado no mercado, o aparelho pode equipar em breve veículos de luxo da marca Mercedes-Benz.

Se algum pedestre invade a via, o programa é acionado e em uma fração de segundos realiza as tarefas para as quais foi planejado, como frear automaticamente (Foto Divulgação)

Segundo um dos desenvolvedores do projeto, o sistema trabalha com capacidade total mesmo à noite e que seu segredo é trabalhar com duas câmeras, que ficam aparelhadas a uma extensão de 30 centímetros uma da outra, no espelho retrovisor. “Seres humanos são capazes de calcular a distância e a profundidade graças a seus dois olhos. O mesmo ocorre com a visão artificial”, afirma David Fernández Llorca.

O programa localiza pedestres mesmo entre outros veículos e os monitora na lateral da rodovia. Se algum pedestre invade a via, o programa é acionado e em uma fração de segundos realiza as tarefas para as quais foi planejado, como frear automaticamente. A tecnologia, de acordo com os programadores, é 7,5 vezes mais exata do que os aparelhos de detecção de objetos que já estão no mercado e utilizam somente uma câmera. Porém esses aparelhos não conseguem detectar componentes em movimento, como os pedestres.

As negociações para que a inovação entre em ação estão adiantadas, de acordo com o programador. “Possivelmente veremos esse sistema de reconhecimento de pedestres muito em breve nos modelos top de linha da Mercedes”, afirmou. Hoje em dia, os automóveis Mercedes Classe C já são integrados com sistemas de somente uma câmera para detectar objetos. Outros fabricantes como a Toyota, também divulgaram que logo lançarão sistemas de detecção de pedestres.

Recomendado para você

Tecnologia

Como criar outra conta de Hotmail

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *