Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dieta – Mitos e Verdades

Dieta – Mitos e Verdades

Por Redacao

Dieta – Mitos e Verdades – Nem sempre sabemos o que é certo e errado na hora de seguir uma dieta. Alguns dizem que não pode isso, outros dizem que não pode aquilo,  enfim, como saber se é mito ou verdade? Existem muitas dietas que surjem do dia pra noite e com todas essas mudanças nos perguntamos qual a que realmente vai surtir efeito em nosso corpo.

Dieta – Mitos e Verdades

Esclareça algumas dúvidas agora mesmo:

Hoje existem inúmeras possibilidades de se fazer uma dieta, pois emagrecer é de interesse de muitas pessoas. Mas para conseguir atingir essa meta, é preciso conhecer bem os tipos de dieta, como ela funciona, e principalmente como poderá se adequar a um novo tipo de alimentação.  Um ponto que deve ser considerado é de que a dieta deve ter menos calorias do que o corpo perde naturalmente e manter em equilíbrio a saúde.

Uma das coisas mais importantes é verificar e estabelecer a relação do paciente com a comida, ou seja, como as suas emoções e vida social influenciam de maneira direta na hora de se alimentar, nas escolhas e nos horários.

Quando uma pessoa quer reduzir o peso, certamente irá procurar uma dieta simples em que se perde peso rápido, essa atitude pode não surtir o efeito desejado, então a melhor forma é realmente procurar por um nutricionista ou nutrólogo, profissionais que podem fazer uma avaliação perfeita do perfil da pessoa e indicar a melhor proposta de reeducação alimentar.

 

Como alcançar o peso ideal?

Para alcançar o peso desejado a pessoa deve buscar a orientação de um profissional na área, pois este irá propor uma dieta balanceada que contenha gorduras, proteínas e carboidratos. Algo essencial, é trabalhar a mente do paciente para que se adapte a uma nova maneira de se alimentar, ou seja, uma educação alimentar que será seguida de forma permanente.  Agora note alguns mitos e também  algumas verdades sobre as dietas mais populares:

  • Alimentos diet ajudam a emagrecer.

Mito: Eles não têm açúcar, mas possuem as mesmas quantidades de gordura – ou até mais- do que alimentos convencionais. Além do que, esses alimentos em excesso podem fazer tanto mal quanto alimentos com açúcar.

  • Alguns alimentos têm gordura zero.

Mito: Todos os alimentos tem gordura, mesmo um peito de frango grelhado. Acontece que alguns tipos de gordura, pode não parecer mas é verdade, é essencial para o bom funcionamento de algumas partes do corpo, você pode diminuir a quantidade de gordura. Elimine gorduras e use azeite de oliva, que contém a ‘gordura boa’, ou óleo de milho e girassol, em pequenas quantidades. O peixe também contém gordura boa para nosso corpo.

  • Quem quer emagrecer deve consumir menos sal.

Verdade; Ele não contém calorias, mas o excesso de sódio pode reter a água no corpo. Com a retenção da água, nós ficamos inchados e consequentemente mais gordinhos. Controle-o.

  • Para perder peso é preciso cortar os doces.

Verdade: É necessário. Um único doce pode ter as mesmas calorias de uma refeição inteirinha! Existem hoje chocolates que contém menos calorias que os demais. Para você que é compulsiva por doce o ideal é que não pare de vez de comer chocolates, o certo é diminuir e evitar doces à noite, quando nosso organismo está mais lento.

  • Abacaxi queima gordura.

Mito: Nenhum alimento têm poder de queimar gordura. No máximo, pode acelerar o metabolismo. Essa aceleração do metabolismo gera a queima da gordura.

  • Pessoas com tendência para engordar nunca serão magras.

Mito: Com alimentação balanceada e atividade física, qualquer pessoa pode emagrecer. Porém, existem algumas doenças que podem afetar o emagrecimento, em caso de dúvida, procure o médico.

Busque sempre a orientação de um médico, pois ele terá toda segurança para uma dieta equilibrada.

Recomendado para você
Notícias

Kitnet para Alugar em Salvador Bahia

Notícias

Lista Oficial de Aprovados no INSS 2016

Notícias

G1 Fantástico – www.fantastico.com.br

Notícias

Entenda o que é trabalho escravo e como denunciar

Comentários
  1. renato marques disse:

    gostei pra carmba agora tenho que emagrecer

  2. claudia hage ribeiro de magalhães disse:

    GOSTARIA DE RECEBER A DIETA COMPLETA COM BAIXA CARGA GLICÊMICA,QUAIS OS ALIMENTOS QUE DEVO CONSUMIR E A QUANTIDADE DE CADA UM DELES
    OBRIGADA
    CLAUDIA

  3. claudia hage ribeiro de magalhães disse:

    GOSTARIA DE RECEBER POR E-MAIL A DIETA COMPLETA DA BAIXA CARGA GLICÊMICA, QUAIS OS ALIMENTOS QUE DEVO CONSUMIR E AS
    QUANTIDADES TENHO 82 KG E QUERO EMAGRECER 25 KG EM 12 MESES.
    OBRIGADA
    CLAUDIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *