Menu

Decoração

Atualizado em 12 de agosto de 2011, às 9:52
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para Mobiliar um Apartamento Pequeno

244411 Dicas para Mobiliar um Apartamento Pequeno Dicas para Mobiliar um Apartamento Pequeno

Quando se tem um apartamento pequeno fica difícil para deixá-lo bem mobiliado sem ficar muito apertado. Algumas pessoas deixam de adquirir alguns móveis devido à falta de espaço para colocá-los e no receio de deixar o apartamento ainda mais apertado. Por isso, nós preparamos este artigo para lhe dar umas dicas de como mobiliar o seu apartamento sem ter problemas com o tamanho.

Você verá que é possível ter praticamente toda a mobília necessária ocupando pouco espaço e deixando o seu apartamento bem arrumado, moderno e com espaço suficiente para o seu deslocamento interno, para receber visitas, enfim, mantendo o espaço de locomoção. Nós fomos atrás dos melhores projetos e descobrimos que a tecnologia e o bom gosto são aliados inseparáveis desta tarefa de mobília de seu apartamento.

O segredo em mobiliar o seu pequeno apartamento é conhecer todas às novidades em móveis e tecnologias, bem como alguns mais antigos que já englobam essa visão de praticidade. Vamos começar pela sala, onde mais ocorrem conflitos em relação ao espaço. As pessoas hoje estão utilizando mais às racks que estantes, elas ajudam a ganhar espaço, mas, ainda podemos economizar mais espaço, ao invés de uma rack para colocar sua TV gigante de LCD que tal optar pela fixação desta na parede? Existem suportes que ficam atrás do aparelho e os fixam bem ele na parede, o que torna sua sala mais moderna, bonita e ganha mais espaço. No centro uma mesinha de vidro, bem pequena, apenas para alguns acessórios que costumamos chamar de quebra gelo.

Atualmente pouca gente utiliza sofás grandes, até mesmo em casa que possui longos espaços. Os pufs são indicados para apartamentos e possuem variados modelos que se encaixam muito bem no cenário mais moderno de seu apartamento. Caso tenha mais algum aparelho eletrônico, em sua sala, como por exemplo, um Home Teacher, opte por instalá-lo nas paredes de canto e colocar o aparelho numa cantoneira da sala.

244411 Dicas para Mobiliar um Apartamento Pequeno1 Dicas para Mobiliar um Apartamento Pequeno

Na cozinha a dica é utilizar um cooktop ao invés de um fogão convencional, pois, pode ser colocado em qualquer lugar do cômodo. Já em relação aos armários, você poderá utilizar os que ficam na parede acima da pia. Eles são mais indicados por possibilitar melhor ganho de espaço. Não é recomendável que utilize armários muito grandes, sobretudo, quando residem no apartamento menos de quatro pessoas.

Uma mesinha de fazer refeições pode ser colocada no centro da sala, com uma pedra de mármore, não ocupa muito espaço e fica um charme em sua sala ou cozinha.  Você poderá também utilizar uma geladeira pequena e nos cantos das paredes da cozinha, algumas pessoas sonham em ter uma ilha de cozinha e o espaço é pequeno, você poderá optar por trocar a ilha de cozinha pela mesa de refeições.

Os demais eletrodomésticos tais como, forno microondas, liquidificador, batedeira, entre outros, poderão ficar no próprio armário. Você poderá incluir ainda em sua cozinha alguns pequenos itens decorativos, inclusive em peças de cantoneira.

Para o seu quarto o mais indicado são às camas que possuem mais de uma função, tipo sofá cama. Utilize guarda-roupas que possuem a função de cama quando desembutida a parte inferior. Eles economizam bastante espaço e são excelentes em decorações modestas, mas modernizadas.  Utilize escrivaninhas pequenas para o computador e utilize a parte debaixo para colocar livros.

244411 Dicas para Mobiliar um Apartamento Pequeno2 Dicas para Mobiliar um Apartamento Pequeno

Outro detalhe é que se você optar por um guarda roupa convencional, ao invés do que se transforma em cama, então busque comprar os que possuem porta de correr, pois, estas ocupam bem menos espaço. Utilize sempre uma mobília simples, mas, que pode ser decorada e adaptada ao local facilmente. Um apartamento pequeno não precisa necessariamente estar entupido de mobílias.

Fazer um projeto antecipado do que você pretende para o seu apartamento será primordial. Com um bom estudo de projeto e dedicação será fácil montar o apartamento de seus sonhos. Se por ventura houver janelas no quarto do apartamento, tente colocar cortinas que combinem com a sua decoração. Caso em um único quarto durmam mais de uma pessoa, então procure optar por camas beliche. Estas camas são ideais para acomodar  mais de uma pessoa em um quarto sem perder espaço.

Por último resta o banheiro que não exige quase nenhuma mobília, mas, será interessante em seu apartamento pequeno, você utilizar alguns acessórios mais diferenciados, como pias que vem com um mini armário na parte de baixo. Além de serem bonitos, esses armários de pia são ideais para guardar produtos de limpeza e higiene pessoal. Você poderá utilizar ainda um pouco mais de suportes, ou cabides de banheiro, pois, ajudarão a pendurar mais utensílios que serão utilizados.

Para quem tem uma pequena lavanderia em seu apartamento, a melhor dica que podemos dar é quanto aos varais, pois, agora já existem varais que desenrolam totalmente e é guardado após a roupa ficar seca. Para que o seu apartamento pequeno fique bem arrumado com uma mobília que dê mais vida, basta ser bastante cauteloso, seguir às dicas e usufruir de seu espaço aconchegante.