Menu

Serviços

Atualizado em 5 de julho de 2011, às 18:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para Gerenciar um Restaurante

Se você está pensando em abrir um negócio é melhor começar a se preparar desde já se informando sobre os processos de gestão e procurar pelas recomendações dos especialistas são alguns caminhos.

O segredo para dar certo como empreendedor é empreender naquilo que você domina, além de ter afinidade com você, sua idéia deve ser viável, e tem que gerar lucro. É importante levar em consideração que todo dinheiro aplicado na empresa, vai ter que voltar num determinado período de tempo.

É muito comum escolher um sócio como o cara que tem o dinheiro que o negócio precisa, mas pode ser o primeiro erro. Sócio serve para complementar o conhecimento e as atitudes que você já tem, ele não deve ser a você, mas sim oferecer outra visão. No entanto, os dois devem olhar juntos na mesma direção.

Dicas para gerenciar um restaurante1 Dicas para Gerenciar um Restaurante

Negócios bem sucedidos são aqueles que se diferenciam dos concorrentes, agregando outros valores. Procure enxergar o cenário em que sua atividade está inserida. Não seja apenas mais um.

Estude detalhadamente a parte financeira do empreendimento, pois sem controle financeiro rigoroso, não é possível gerenciar uma empresa. É fundamental, principalmente no início da atividade, saber exatamente para que esteja sendo colocado cada centavo e como estará voltando.

Não se esqueça de considera gastos extras que vão surgir na montagem do negócio, como trocar a fechadura das portas do comércio, verificar se o banheiro está obedecendo à legislação da saúde pública, e em número suficiente, se as vitrines são seguras ou se a rede elétrica está devidamente instalada. Muitos se esquecem desses detalhes quando fazem o planejamento do negócio.

Preocupe-se com a competência, a adequação, e o perfil, seus colaboradores devem ser pessoas que conhecem bem o negócio, todo começo é incerto. Muitas vezes, em uma atividade que está começando, a melhor opção é alugar, arrendar, pedir emprestado para um amigo ou fazer um termo de comodato, por exemplo. Avalie muito bem o negócio para saber quanto de capital de giro você vai precisar antes de pedir capital emprestado.

Dicas para gerenciar um restaurante2 Dicas para Gerenciar um Restaurante

Tente não escolher um contador pelo preço que ele (a) está cobrando. Verifique, por exemplo, se ele atende muitos negócios no mesmo ramo que o seu. Quanto mais atividades como a sua ele atender, mais preparado vai estar. As tributações variam muito de segmento para segmento de atuação.

Empresas são criadas para gerar lucro. Parte do lucro é o que consegue manter o seu capital de giro necessário para o funcionamento do negócio. A outra parte será responsável pelos investimentos que irão servir para alavancar o empreendimento. Cuidado com compras desnecessárias, na quantidade desnecessária, ou no momento em que não é preciso. Avalie como o lucro está sendo gerado.

O cuidado na administração de um restaurante e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Dicas para gerenciar um restaurante Dicas para Gerenciar um Restaurante

Gerenciar um restaurante requer a máxima competência para desenvolver processos de produção de alimentos de acordo com a demanda, pois as sobras excessivas podem desequilibrar as contas e comprometer o resultado. Da mesma forma, os desperdícios de produtos na cozinha devem ser evitados ao máximo.

Essas são algumas dicas que você pode seguir na hora de gerenciar um restaurante ou mesmo se pretende abrir qualquer tipo de negócio.