Menu

Economia

Atualizado em 11 de fevereiro de 2013, às 8:29 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Dicas para economizar tinta de impressora

A hora de fazer suas impressões é necessário pensar antes, pois o gasto é alto e o consumo de recursos naturais também.

Pensar no meio ambiente é necessariamente economizar recursos naturais e também não desperdiçar aquilo que foi produzido pelo homem. O papel, por exemplo, tem como matéria-prima  árvores, e seu uso desmedido impacta diretamente na quantidade de devastação da natureza. Mesmo com empresas investindo no plantio voltado para a produção de celulose as pessoas precisam se conscientizar. O mesmo vale para os gastos de tinta de impressora, que indiretamente também faz com que recursos naturais se percam. Além disso, o dinheiro é perdido quando impressões são realizadas de modo inconsequente. Pensando em tudo isso, elaboramos um breve manual que tem como objetivo ajudar a economizar tinta na hora de imprimir.

Leia mais sobre: Como economizar tinta na impressão

577321 Dicas para economizar tinta de impressora 02 Dicas para economizar tinta de impressoraPense muito antes de imprimir (Foto: Divulgação)

Escolhendo a fonte certa para economizar tinta

Poucas pessoas levam  isso em consideração na hora da impressão, mas saber qual fonte usar em seu texto é uma ótima maneira de evitar o desperdício de tinta. As letras com formato menor e que são finas consomem menos coloração do que aquelas que possuem alguns detalhes ou são maiores e sobrecarregadas. Para isso, evite o excesso de negritos e caracteres espessos.

O blog Printer fez uma série de testes com a finalidade de descobrir qual a alternativa mais econômica com relação a fonte de impressão. O levantamento utilizou a fonte Arial como ponto de partida e observou usuários domésticos (25 folhas por semana) e comerciais (100 folhas semanais). A pesquisa revelou que a Century Gothic é a letra que menos gasta na hora de imprimir, consumindo cerca de 30% a menos do que a Arial. Ou seja, economia de 20 dólares anuais em uso comum e 80 para consumo empresarial. Quem precisa da Arial para trabalhos acadêmico também pode usar a Times New Romam, igualmente popular e mais econômica.

Confira também: Dicas de como economizar no cartucho de tinta

Poupando o cartucho através de configurações

As possibilidades de economia de tinta de uma impressora por meio das configurações são bem palpáveis e conhecidas pelos usuários, principalmente no que se refere à utilização do cartucho colorido, que em geral é mais caro que o preto. Quando a impressão for de menor importância faça uso do modo “Rascunho”. Esse modo de configuração faz com que a quantidade de tinta empregada por página seja menor do que nos outros formatos e, apesar de ser visível a diferença de qualidade do impresso o resultado ainda é satisfatório em questões gráficas.

Outro modo de economizar quando imprimir é modificando a resolução das imagens. Algumas impressoras tem essa opção, que muda a quantidade de pixels por polegada. Quanto maior for esse valor, maior o número de pontos coloridos e, por isso, cresce a quantidade de tinta gasta. Se achar necessário, pode impedir que as impressões coloridas aconteçam através da seleção a opção  “Preto e Branco” e “Contraste” ou “Escala de cinza”, assim, tudo é impresso utilizando apenas tinta preta.

 

577321 Dicas para economizar tinta de impressora 01 Dicas para economizar tinta de impressoraCuidados na hora de imprimir (Foto: Divulgação)

Pense antes de imprimir

No entanto, para economizar na hora de imprimir o melhor a ser feito é pensar antes de sair por aí colocando tudo no papel. De nada adianta aplicar todas as dicas que ensinamos se a impressão for feita. Sempre que for possível, faça operações online ou até use o bom e velho caderninho. Também pense na economia de papel e use folhas que são chamadas de rascunho para fazer a impressão de alguns dados. Isso impacta no bolso e ajuda, mas também é uma forma sustentável de seguir a diante.