Dicas para dar remédio às crianças

PUBLICIDADE
Não se esqueça do elogio quando o seu filho tomar todo o seu remédio. (Foto: Divulgação)

A maioria dos remédios tem gosto ruim e, por isso, algumas crianças se negam a tomar-los. Entretanto, tomar remédios não é uma opção que elas têm, mas sim, uma obrigação que é para o seu próprio bem. Portanto, veja aqui algumas dicas para dar remédio às crianças.

Se o seu filho ainda for bebê, a solução é mais fácil. Para tanto, segure-o em um ângulo de 45º com as mãozinhas para baixo e a cabecinha apoiada em um travesseiro ou no seu braço. Com uma seringa descartável, um conta-gotas medicinal ou com o bico da mamadeira, aplique a quantidade recomendada do remédio próximo às laterais da língua. Não o jogue nas bochechas, pois o bebê poderá cuspi-lo e nunca o esguinche na garganta para que ele não engasgue. Em seguida, dê-lhe um gole de leite ou de suco.

Os bebês precisam de seringas para tomarem o seu remédio. (Foto: Divulgação)

Mas se o seu filho estiver engatinhando ou estiver na fase pré-escolar, será um pouco mais complicado. Então, você pode usar alguns artifícios para melhorar o gosto ruim do remédio. Você pode dar um pouco de gelo ou um sorvete para que ele gele a boca, já que o gelado adormece as papilas gustativas. Em outros casos, você pode misturar o remédio a algum alimento ou bebida, contanto que a criança ingira tudo para ter a dose completa do remédio.

PUBLICIDADE
Misture o remédio com o suco para disfarçar o gosto ruim. (Foto: Divulgação)

Crianças maiores podem ser persuadidas a tomarem o remédio se você souber convencê-las através de palavras. Para tanto, explique-lhes a importância do remédio para a saúde dela, dizendo que não quer vê-la doente no hospital. Entretanto, se mesmo assim o seu filho se recusa a tomar o remédio, misture-o a um alimento ou a uma bebida e, em último caso, peça para que alguém segure os seus braços e abra a sua boca para que você possa colocar o medicamento. No final, diga-lhe que, em todas as vezes que ele não quiser tomar o remédio, terá que agir dessa forma.

Assim que a criança tomar o remédio, não se esqueça do reforço positivo, elogiando-a bastante e dando-lhe um grande abraço e um beijo. Contudo, nunca dê presentes ou algo em troca, pois você estará ensinando a ela que o medicamento é algo negociável. Porém, com o elogio, ela se sentirá orgulhosa por ter cumprido corretamente a sua tarefa e não se recusará mais a ser medicada.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.