Dicas para comprar smartphones Android

PUBLICIDADE

Ao visitar lojas de aparelhos eletrônicos, acessar os sites das grandes redes varejistas ou passar pelos centros de comércio popular, certamente você já se deparou com uma enorme quantidade de opções de smartphones à venda.

A oferta de smartphones Android é tão grande que fica até difícil escolher a melhor opção (Foto: Divulgação)

A oferta no mercado é tão grande e inclui, principalmente, modelos de celular com o sistema operacional Android, que a maior parte dos compradores fica em dúvida sobre qual a melhor opção.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas para comprar smartphones Android, com os principais fatores que devem ser levados em conta na hora de fechar a compra.

PUBLICIDADE

Evite as versões mais antigas do Android

As versões mais antigas do Android não são compatíveis com as novas funcionalidades (Foto: Divulgação)

A versão do sistema operacional móvel do Google mais recente é o Android 4.4, também conhecido como “KitKat”. Mas é fácil encontrar diversos modelos à venda, especialmente os smartphones de baixo custo, que ainda trazem o antigo Android 2.3, lançado em 2010.

O problema com essa versão é que ela não possui compatibilidade com vários aplicativos e recursos mais novos, entre os quais o navegador Google Chrome e o assistente pessoal Google Now. Se você quer aproveitar tudo o que o sistema operacional oferece, dê preferência aos smartphones que possuam, no mínimo, o Android 4.0 (ou a versão 4.1).

Capacidade interna de armazenamento

É importante prestar atenção à capacidade interna de armazenamento do celular, ainda mais se você pretende instalar muitos jogos e aplicativos (Foto: Divulgação)

Para instalar muitos aplicativos e jogos e guardar grandes quantidades de músicas, fotos, vídeos e outros tipos de arquivos, é preciso que o celular possua uma boa capacidade interna de armazenamento.

O mínimo recomendável é de 4 GB, mas se puder, invista em opções acima dos 8 GB, já que o próprio Android ocupa uma boa fatia desse espaço. E não se esqueça de optar pelos modelos com entrada para cartão de memória, pois assim você conta com um espaço extra para guardar os arquivos.

PUBLICIDADE

Memória RAM

Com uma boa quantidade de memória RAM, é possível rodar os jogos mais pesados com facilidade (Foto: Divulgação)

Quanto maior a memória RAM, melhor é o desempenho do celular, que poderá, por exemplo, executar vários apps ao mesmo tempo sem travar, rodar jogos sem engasgar e realizar qualquer tarefa mais rapidamente. Prefira aparelhos com, no mínimo, 1 GB de RAM.

A resolução da câmera

Para tirar fotos e gravar vídeos de boa qualidade é preciso contar com uma câmera de pelo menos 5 MP (Foto: Divulgação)

Os smartphones Android mais baratos geralmente trazem câmeras com resolução de 2 ou 3 MP, que tiram fotos e gravam vídeos de qualidade razoável. Porém, o mínimo recomendável para registrar imagens de melhor qualidade é uma câmera com sensor de 5 MP, de preferência acompanhada por flash.

Prefira os aparelhos originais

Prefira os aparelhos originais, mesmo que tenha que gastar um pouco mais de dinheiro (Foto: Divulgação)

Na tentativa de economizar, muitas pessoas optam por comprar cópias de celulares famosos, como o Samsung Galaxy S4, encontradas no comércio popular a preços baixos.

No entanto, esses “smartphones piratas” contam com hardware muito fraco, apesar de os vendedores afirmarem o contrário. Muitas vezes, nem mesmo o Android está presente. Por isso, é melhor evitá-los e gastar um pouco mais, comprando produtos originais e de qualidade.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.