Como melhorar o PC para rodar jogos pesados

Como melhorar o PC para rodar jogos pesados. É o que muitos fanáticos por games, que utilizam o computador para jogar, vivem querendo saber,…

Por Andre em 04/09/2014

Como melhorar o PC para rodar jogos pesados. É o que muitos fanáticos por games, que utilizam o computador para jogar, vivem querendo saber, pois para se divertir com os títulos mais recentes (e até mesmo alguns mais antigos), é necessário que a máquina apresente um bom desempenho.

Como melhorar o PC para rodar jogos pesados (Foto: Divulgação)

O PC para jogos precisa de uma boa configuração, que faça com que os games rodem sem maiores problemas, como lentidão e travamentos, entre outros, que podem atrapalhar bastante na hora de jogar online ou mesmo off-line, acabando com a diversão.

Além de processador potente, boa quantidade de memória RAM e placa de vídeo de alta qualidade, entre outros detalhes, para rodar jogos pesados também é preciso fazer alguns ajustes na máquina, para deixá-la mais rápida.

Jogos para PC mais vendidos de todos os tempos

Dicas para escolher um PC para games

Como melhorar o PC para rodar jogos pesados

Alguns programas podem otimizar o desempenho do PC para games (Foto: Divulgação)

Para deixar o PC mais rápido para jogos, você pode começar fazendo uma limpeza no sistema operacional, incluindo tarefas como apagar arquivos temporários, limpar registros, excluir programas que não são usados há muito tempo e diminuir o número de softwares que iniciam com o Windows, entre outras.

Essas tarefas e muitas outras podem ser realizadas por diversos aplicativos, muitos deles gratuitos, que ajudam a otimizar o desempenho do PC. Entre eles, podemos citar o CCleaner e o JetClean, que trabalham para deixar a máquina mais veloz.

Há ainda programas específicos para melhorar o desempenho do PC para jogos pesados, como o Razer Game Booster, que dá um “up” na capacidade da máquina para que ela possa rodar games sem maiores dificuldades. O software Game Assistant é outro que tem recursos semelhantes.

Além disso, vale a pena desfragmentar o disco rígido, para organizar as informações no HD e deixar o carregamento do sistema e dos programas mais rápido. A desfragmentação pode ser feita pelas ferramentas do próprio Windows ou com a ajuda de alguns softwares (os citados acima oferecem essa função).

Outras dicas

Para rodar games pesados, o computador precisa ter uma boa configuração (Foto: Divulgação)

Para quem está querendo saber como melhorar o PC para rodar jogos pesados, há ainda outras dicas valiosas:

– Manter um antivírus atualizado, para eliminar malwares que deixam o PC lento.

– Evitar fazer downloads e deixar vários programas abertos (Skype, Torrents, players, etc) enquanto joga.

– Atualizar frequentemente os drivers (placas de vídeo, som e rede, etc), para que os componentes ofereçam o melhor desempenho.

– Modificar as configurações de energia, no caso de notebooks, optando pela opção de “Alto Desempenho”.

Top