Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas de Cores para Quartos Infantis

As cores são um elemento muito importante na decoração de qualquer ambiente. Quando o assunto é o quarto das crianças, é preciso prestar atenção e escolher com cuidado todo o material a ser usado e todos os detalhes da decoração a ser feita. Tudo deve ser pensado de forma a propiciar para a criança um ambiente agradável, seguro, onde ela possa se sentir a vontade e do qual ela possa, aos poucos, começar a ter o controle.

Existem muitas influências que podem ser obtidas através do uso das cores. A associação que realizamos entre as cores e as emoções pode nos ajudar a criar o tipo de ambiente que necessitamos na nossa casa. Por exemplo, o amarelo é uma cor carregada de energia e alegria, sendo ideal para ambientes abertos e sociáveis. Já o vermelho nos lembra vitalidade e amor, ficando melhor nos ambientes mais íntimos e apenas em detalhes, para não deixar o lugar sobrecarregado. Da mesma forma, o azul traz tranquilidade e paz, acalmando os ânimos.

No caso do quarto das crianças é possível escolher vários tipos de decoração e o uso de diversas cores fica bonito e interessante. Dê preferência sempre para os tons pastéis, que combinam melhor com artigos infantis e, por serem tonalidades mais claras, não deixam nenhum ambiente sobrecarregado. O maior segredo em relação ao quarto das crianças é a busca de equilíbrio entre todas as cores. Esqueça aquela ideia de que meninos devem ter suas coisas azuis e verdes e meninas devem ficar com o rosa e o amarelo. Todas as cores podem servir para ambos os sexos e um ambiente colorido é mais alegre e mais estimulante para as crianças. Enquanto as cores quentes (como vermelho, amarelo e laranja) estimulam os sentidos, as cores frias (como branco, azul, verde e violeta) acalmam e tranquilizam, sendo ideais para os momentos de sono da criança.

Se você optar por pintar todas as paredes de uma única cor, é interessante que os outros artigos do quarto sejam de cores diferentes, dando um equilíbrio e uma diversidade estimulante. Por exemplo: se as paredes forem amarelinhas, é interessante que o berço seja branco, a cômoda azul e o tapete seja rosa. É possível obter harmonia usando uma variedade de cores e a disposição dos próprios móveis. Mas lembre-se de deixar as cores mais vivas para os detalhes, como algumas peças de roupas e brinquedos. Os espaços maiores do quarto irão ficar mais bonitos e harmoniosos com as cores em tons pastéis.

Se você quiser pintar as paredes de diversas cores, uma dica é ter como orientação a disposição dos móveis. Perto do berço ou da caminha, a parede ficará melhor sendo branca, lilás ou azul, para tornar o ambiente mais aconchegante na hora de dormir, com a ajuda de um abajur. Perto dos brinquedos, a parede pode ser amarela, laranja ou rosa, estimulando a criança em suas brincadeiras. Tome cuidado para que a decoração do quarto infantil não acabe se transformando em um carnaval de cores e objetos, que acabam diminuindo o efeito das cores e trazendo uma poluição visual nada saudável para as crianças.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL