Menu

Brasil

Atualizado em 9 de março de 2010, às 9:45 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Derivados do Petróleo e seus usos

O petróleo mais que um recurso natural, é uma riqueza muito disputada pelas nações por ser muito útil ao homem.

Derivados do Petroleo e Seus Usos Derivados do Petróleo e seus usos

O petróleo é um recurso natural muito utilizado no dia-a-dia, ou seja, os produtos derivados do petróleo têm grande utilidade para a sociedade. Confira para quê servem e como usar esses tipos de produtos.

A extração de petróleo no Brasil acontece em uma refinaria petrolífera, na qual é realizada o processo de refinação. Nesse processo, as cadeias de hidrocarbonetos de diferentes tamanhos, possuem alguns pontos de ebulição que vão aumentando progressivamente, o que possibilita separá-las, ou seja, o petróleo bruto é aquecido e as diferentes cadeias são separadas de acordo com suas temperaturas de evaporação.

Dentre os produtos derivados do petróleo têm-se:

-  o gás de petróleo,  usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos, etc.;

- o óleo lubrificante, utilizado para motores de automóveis, graxa e outros lubrificantes;

- resíduos, que podem ser usado para fazer asfaltos, alcatrão, breu, ceras, além de ser material inicial para a fabricação de outros produtos.

Os combustíveis feitos de petróleo, forma mais conhecida de uso desse recurso natural, como a gasolina, querosene, diesel destilado,  podem ser usados para diversos tipo de motores em meios de transportes como carros, tratores, aviões de pequeno porte e outros veículos que utilizem o combustível derivado do petróleo.

Os países produtores de petróleo produzem milhares de barris por dia, sendo que no ranking mundial, o Brasil vem em 12º lugar. Os que mais produzem petróleo são Arábia Saudita, Rússia e Estados Unidos.

O petróleo mais que um recurso natural, é uma riqueza muito disputada pelas nações por ser muito útil ao homem. As empresas petrolíferas geram muito empregos para garantir a extração e uso desse precioso produto. O Brasil está entre os países agraciados com essa preciosidade que deve ser usada de maneira consciente para não acabar.