Menu

Decoração

Atualizado em 30 de maio de 2011, às 17:30
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Decoração em Volta da Piscina

Decoração em Volta da Piscina 3 300x188 Decoração em Volta da Piscina

Possuir uma piscina no quintal de casa não é uma tarefa fácil. Primeiramente, o projeto para a criação do espaço que receberá toda a construção da piscina deve ser minucioso, e acompanhado por um profissional competente. E, obviamente, o custo também não é baixo. Ainda assim, independente de possuir a piscina construída, conseguir criar um ambiente decorado em volta dela, pode ser também muito trabalhoso.

A primeira coisa que deve ter total atenção para a área envolta de uma piscina, tendo ou não uma decoração, é a questão da segurança, tanto relacionado às visitas indesejadas, já que no Brasil é comum ocorrer assaltos a casas, quanto relacionado às pessoas dentro da casa, que estarão desfrutando da diversão, na água, ou fora dela. Para a proteção, é recomendado que a piscina não fique visível para quem está no exterior da casa. Muros ou portões que bloqueiem o acesso podem ser algumas das opções, enquanto cercas-viva, ou alguma decoração, podem impedir a visão.

O chão é um dos principais, pois deve levar em conta o quão escorregadio ele será, porque estará constantemente molhado. E, claro, a umidade deve estar devidamente controlada para evitar infiltrações. Esta última é uma das maiores preocupações, que, na verdade, deve fazer parte do projeto inicial.

Decoração em Volta da Piscina 11 300x205 Decoração em Volta da Piscina

Quanto à decoração, em sim, um detalhe que pode mudar todo o visual do ambiente é a iluminação. De acordo com a coloração da luz e a disposição, pode-se transformar a localidade, direcionando o objetivo. Algo mais dramático, ou teen, romântico ou glamoroso, pode ser controlado pela aplicação das luzes. Adicionar à iluminação outros detalhes também pode gerar resultados diferentes, como pedras trabalhadas e alguma vegetação, bem distribuída, podem dar um clima de natural ao local. Uma pequena variação, e utilizando as pedras trabalhadas em formatos de pedestais ou colunas com acabamentos gregos, por exemplo, pode deixar o ambiente clássico. Adicionando pinheiros ou ciprestes também mudam, novamente, o visual.

Quem busca algo mais simples, plantas e flores, distribuídos em volta, podem dar um clima natural. Junto a isso, colocar algumas peças em plástico, combinando com a cor do ambiente, traz um ar agradável e fresco, ótimo para os tempos quentes. Já uma vegetação bem carregada, em um quintal, ou jardim espaçoso, daria um clima de oásis.

Já quem possui piscinas bastante espaçosas, cadeiras de sol, de formatos que combinem que com a decoração, espalhadas entre algumas áreas, acompanhados de guarda-sóis, farão o local parecer a área de lazer de um clube.

Um jardineiro paisagista pode se contratado para decorar o ambiente. Mesmo sem precisar de algo muito elaborado, é possível receber algumas sugestões, como cachoeiras, jardins, esculturas, entre outros. Relembrando, a segurança é o quesito mais importante com relação a toda a decoração. Equipamentos que utilizam energia elétrica, material resistente e anatômico devem ser analisados. Nada cortante pode estar por perto, visto que a área da piscina é, geralmente, de constante movimentação de pessoas.