Menu

Serviços

Atualizado em 24 de novembro de 2011, às 8:01 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Dataprev – consulta beneficio INSS

Os assegurados pelo INSS podem consultar a liberação do benefício e mais informações sobre a previdência, por meio do site.

332000 dataprev Dataprev   consulta beneficio INSS

Os assegurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar o seu benefício por meio do site do Dataprev,  um canal online da previdência social, em que a população em geral pode se informar sobre os benefícios, em casos de acidentes, invalidez, aposentadoria por idade ou por tempo de serviços prestados.

Para consultar o valor que será pago pelo INSS é necessário acessar o portal www.dataprev.gov.br, selecionar o campo reservado ao Extrato de Pagamento da Previdência Social e fornecer o número do seu benefício (sem digitar pontuações e barras entre a numeração), a data de nascimento (com quatro algarismos no campo “ano”), o nome completo do beneficiário e o número de seu CPF (sem pontos, traços ou barras entre a numeração).

No site também é possível consultar a situação em casos de revisão do benefício. Nesse caso acesse o link do site descrito como Consulta Situação da Revisão do Benefício pelo IRSM 02/94. Para que o resultado seja informado, também, é necessário digitar nos campos informados o número do benefício, a data de nascimento e o nome completo do beneficiário, acompanhado do CPF.

Mais serviços da Dataprev

O Dataprev também oferece o serviço de entrada na documentação para o recebimento de aposentadoria por idade ou por tem de serviço e também de salário-maternidade. A infraestrutura disponibilizada pela empresa permite que o Instituto Nacional do Seguro Social possa ter acesso, por meio da internet e em tempo real,  a base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o que possibilita que o extrato das contribuições do segurado seja visualizado rapidamente, finalizando o procedimento em até 30 minutos.

O sistema funciona desde 2009, quando foram implantados junto CNIS os Sistemas de Benefícios, para que o servidor do INSS não perca tempo digitando informações que já existem no sistema do órgão público. A integração do sistema e a informatização do procedimento de entrada na aposentadoria permitem que o sistema funcione com maior agilidade, o que faz com que o trabalho seja mais ágil, evitando assim filas nos postos de atendimento da Previdência Social.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.